terça-feira, 29 de outubro de 2013

Mais de 3 mil pessoas são beneficiadas com o Mutirão Social realizado em São Gabriel

            A maior ação social já realizada em São Gabriel, em um único dia, aconteceu no último domingo na Praça Dr. Fernando Abbott. O Mutirão Social, realizado numa parceria entre o Governo Municipal e a Secretaria Estadual do Trabalho e do Desenvolvimento Social atraiu mais de três mil pessoas, que tiveram acesso à documentação gratuita, vagas de emprego, serviços de saúde, atrações culturais, entre outros serviços gratuitos. No início da manhã era grande a movimentação
de pessoas que formavam filas, de mais de 100 metros, para o atendimento nos diversos estandes, que foram montados numa grande estrutura, na Rua Andrade Neves. O Mutirão Social contou com a presença do prefeito Roque Montagner; do secretário estadual do Trabalho, Luís Augusto Lara; do vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes; de secretários e de servidores municipais e estaduais que prestaram atendimento desde às 8 horas até às 17 horas. Enquanto aguardavam os serviços as pessoas assistiam a shows musicais e apresentações de bandas e danças.
Na parte da tarde foi realizada a Plenária do Bolsa Família, quando o secretário Luís Augusto Lara anunciou que, graças ao alinhamento das esferas de governo (federal, estadual e municipal) a atual administração municipal entra na História na qualificação de mão de obra. Ele destacou que São Gabriel conta hoje com mais de 700 vagas em cursos do Plano Estadual de Qualificação Profissional, o que representa mais do que já foi oferecido nos últimos 10 anos. Os cursos, gratuitos, atingem mais de 15 áreas, inclusive o inglês básico. Afirmou que o Mutirão Social e a Plenária do Bolsa Família representam uma ferramenta importante para levar o Governo ao encontro das pessoas que mais precisam. “Com esta grande feira de serviços, estamos levando informação às pessoas e incluindo as mesmas no Cadastro Único para terem acesso a diversos programas sociais. Assim, estamos indo ao encontro da comunidade e não mais esperando que a mesma nos procure”, afirmou Lara.
O prefeito Roque Montagner saudou o secretário, “que representa o governador e a presidenta Dilma, responsáveis pela aplicação de programas socializantes para as pessoas de baixa renda”. Ele destacou a aceitação da população pelos serviços oferecidos, “teve gente que viajou de locais distantes a 60 e 80 quilômetros para vir buscar a sua carteira de identidade e se inscrever no Bolsa Família”. O prefeito disse que “um bom governo se faz ouvindo as pessoas e cumprimentou as associações de moradores que se apoiam, no sentido de melhorar a vida de todos”. Roque Montagner agradeceu ao secretário Lara, que atendeu o seu pedido de trazer o Mutirão Social e a Plenária do Bolsa Família para São Gabriel. “Hoje, é a primeira vez que temos na praça pública uma verdadeira cidade de lona, onde as pessoas estão sendo atendidas gratuitamente por diversos órgãos parceiros nesta iniciativa”, apontou. Entre os 495 municípios gaúchos, apenas 15 foram beneficiados com o Mutirão Social. São Gabriel encerrou as edições deste ano do programa.
A procura da população foi tão grande que a Secretaria Municipal de Assistência Social disponibilizou transporte gratuito à comunidade em todas as regiões da cidade e em algumas localidades do interior. De acordo com o secretário Cléber Giovane, “o Mutirão Social é mais um sonho que se realiza, trazendo a comunidade para participar de todos os serviços, de forma gratuita. Estamos trabalhando para ampliar ainda mais este atendimento, pois o governo do prefeito Roque é voltado para o bem comum”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.