segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Projeto piloto de piscicultura é aprovado pelo prefeito Roque Montagner

Foi durante a descentralização no Parque Tradicionalista Rincão das Carretas na manhã da última terça-feira (17), que o prefeito Roque Montagner, o vice-prefeito e secretário Geral de Governo Evandro Guedes, receberam o secretário da Agricultura João Francisco Cunha, junto com representantes da Secretaria, e técnicos da Emater. A equipe apresentou ao prefeito um projeto voltado à piscicultura desenvolvido em parceria pelo INCRA, EMATER e Secretaria Municipal da Agricultura. De acordo com o técnico responsável pelo projeto, José Gladir Leal, da Secretaria da Agricultura, a ideia central é desenvolver a piscicultura comercial e de subsistência aos pequenos produtores e levar peixe, à mesa da população de baixa renda.

O projeto piloto será desenvolvido com um grupo de produtores do Assentamento Guajuviras, onde será empregado o sistema semi-intensivo de produção, o qual pode ser desenvolvido com baixo custo, o que segundo os técnicos, torna a cultura acessível a pequenos produtores. A expectativa é que a unidade demonstrativa que deve ser instalada no assentamento tenha uma produção estimada de sete toneladas por ano.
O prefeito Roque Montagner tomou conhecimento do projeto e apoiou a iniciativa, “é um programa muito completo, que nos traz a dimensão exata de um investimento de baixo custo que vai aquecer a economia das pequenas propriedades,” destacou e determinou o andamento das ações.  Para o vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, o projeto, entre outros benefícios vai propiciar a geração de renda bem como a fixação do homem no campo, “justamente por entendermos que a piscicultura promete ser um dos setores de destaque na agropecuária, criamos em abril deste ano o setor de piscicultura no município, e podemos constatar agora, nesse curto espaço de tempo que tomamos a decisão certa, somos parceiros dessa iniciativa que vai trazer inúmeros benefícios aos pequenos produtores de São Gabriel”, finalizou Evandro.
De acordo com os técnicos do setor, a cultura do peixe pode ser desenvolvida em pequenas áreas e apresenta alta produção. Dependendo do sistema de produção, um hectare de terra pode produzir até 20 toneladas de peixe a baixo custo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.