segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Dois meses de Nota Fiscal Eletrônica: Mais agilidade, mais economia e transparência

Diretoria de Arrecadação avalia os dois meses 
de implantação da Nota Fiscal Eletrônica

A Declaração Eletrônica do Imposto sobre Serviços (ISS), ou nota fiscal Eletrônica como é popularmente conhecida, foi instituída em São Gabriel no mês de junho. O serviço permite agilizar a atividade diária dos prestadores e tomadores de serviços possibilitando ainda, a criação de um completo banco de dados, utilizando funções como cadastramento de empresas por contador, lançamento de Notas Fiscais emitidas e recebidas, declaração sem movimento, lançamento de Notas Fiscais da construção civil, lançamento de Banco através do Plano de Contas do Banco Central, fechamento do movimento lançado com emissão de relatórios de crítica, possibilidade de emissão de guia de recolhimento para todos os lançamentos, relatórios de cruzamento de informações para a fiscalização. O DEISS atende tanto as necessidades do município
quanto dos contribuintes e responsáveis. O sistema facilita a escrituração de todos os documentos fiscais de serviços prestados e tomados, objetivando o cumprimento do dever de entregar a declaração de serviços.
RESULTADO - De acordo com dados da Diretoria de Arrecadação do Município, a nota fiscal de serviços eletrônica, trouxe diversos benefícios, tanto na melhoria da arrecadação do município, como também na base contributiva, pois a arrecadação pode ser controlada desde a emissão da Nota Fiscal. A implantação do serviço também propiciou uma diminuição significativa da burocracia, pois automatizou o fluxo de documentos do processo reduzindo custos. “O cruzamento de informações por meio dos cadastros eletrônicos tem nos permitido um conhecimento minucioso do setor de serviços do município, e isso dá mais agilidade ao trabalho da Diretoria de Arrecadação que pode agora, corresponder mais rapidamente às demandas” ressaltou o Diretor de Arrecadação, Caio Flávio Aloy de Almeida.
Com base na análise dos dados da Diretoria de Arrecadação que apresentam as mudanças trazidas pela Nota Fiscal Eletrônica, o prefeito Roque Montagner disse que a implantação do serviço está promovendo a justiça fiscal em São Gabriel, “a partir do momento que diminuímos a evasão fiscal e evitamos a concorrência desleal entre os prestadores de serviço, podemos afirmar com toda a certeza que estamos promovendo a justiça fiscal, e isso é governar com coerência e responsabilidade” finalizou o prefeito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.