Número de votantes supera em cerca de 50% a participação do ano passado
São Gabriel está em primeiro lugar no ranking do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Oeste em número de votos e de votantes no Orçamento Participativo de 2014. Os gabrielenses escolheram como prioridade os projetos nas áreas da Saúde. O maior número de votos está no projeto “Saúde – Hospitais”, 15.963, seguido de “Saúde UBS’s”, 12.040, Segurança Pública e Defesa Civil, 13.074. De acordo com o Coordenador Estadual do Processo Participativo, Sievens Carvalho, o município apresentou em média, nos anos anteriores, 15 mil eleitores, e este ano 21.704 gabrielenses foram às urnas. A votação foi classificada como excepcional pelo coordenador Sievens Carvalho, que atribui à conscientização dos gabrielenses o grande sucesso deste ano. “A participação é um processo que veio para ficar. É o meio que a comunidade tem para indicar ao governo onde ela quer que sejam feitos os investimentos, o que precisa ser melhorado e São Gabriel nos surpreendeu positivamente superando em 47% a última votação. Isso representa que o município se mobilizou e que a comunidade realmente entendeu o objetivo do processo, que é buscar as melhorias em prol da coletividade”, ressaltou o coordenador. O resultado oficial deverá ser anunciado nesta terça-feira, inclusive da votação pela internet.
Organização e resultados - Mesmo antes do começo da contagem dos votos do Processo de Participação Popular e Cidadã, na manhã da última quarta-feira (07), a Comissão Organizadora já trabalhava no recolhimento das 39 urnas. A votação presencial foi encerrada às 17h30min de terça (7), quando a comissão terminou o recolhimento das urnas às 23 horas. O trabalho de contagem dos votos foi retomado na última sexta-feira (09), e durante todo o dia a comissão fez a contagem, que só foi encerrada às 18 horas. O processo de Participação Popular e Cidadã em São Gabriel teve apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Santa Casa de Caridade, Prefeitura Municipal com as Secretarias de Planejamento, Assistência Social e Indústria e Comércio.
Para a secretária municipal de Planejamento e Projetos Tani Vieira, a votação deste ano foi marcada por uma grande mobilização. “Percebemos na votação presencial uma grande movimentação das pessoas, tanto de quem trabalhou nas ruas com as urnas itinerantes e também nas fixas como da população que votou nas demandas prioritárias para o nosso Município. Ninguém se negou a participar da votação. E isso significa que atingimos o objetivo, ou seja, a real participação das pessoas nesse processo”, destacou Tani Vierira, que também é presidente do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (COMUDES)
O prefeito Roque Montagner acompanhou o processo de apuração e destacou a expressiva participação dos gabrielenses. “Estamos muito satisfeitos com a numerosa participação da comunidade que atendeu nosso chamado e participou de mais um ato democrático em benefício de todos. Agradeço imensamente a minha comunidade que mais uma vez se mostrou compromissada com o crescimento de São Gabriel, votando e apontando onde quer os investimentos melhorias”, finalizou
o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.