São Gabriel está em convergência com a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos, por isso, está dando continuidade à instituição da coleta seletiva.
O projeto proposto pelo Governo do Município inclui a participação dos catadores das Associações Sepé Tiaraju e Perdigão que devem, por meio de contrato, trabalhar na catação dos resíduos. Vários detalhes sobre a implantação do processo seletivo foram definidos em uma reunião, realizada na manhã desta segunda-feira (12), entre os representantes da Associação dos catadores Sepé Tiaraju, do Projeto Minuano pertencente à ONG Planeta Vivo e o Poder Executivo, representado pelo vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes e os secretários municipais Cleber Giovane (Assistência Social), Felipe Abib (Obras), Rossano Farias (Serviços Urbanos), Ivel Xarão (Compras), Aljaci Britto (Indústria e Comércio), e também representantes das secretarias de Educação e de Planejamento. Entre as definições da reunião está a criação de uma comissão para elaborar o Plano Municipal de Coleta Seletiva. O grupo, que será presidido pelo secretário do Trabalho, Indústria e Comércio, Aljaci Britto, reúne também representantes das secretarias municipais de Obras, Educação, Assistência Social, Serviços Urbanos, Associação dos Catadores Sepé Tiaraju e Projeto Minuano.
De acordo com a bióloga da SEME, Juliane Munhoz, as escolas municipais do campo e algumas da sede, já trabalham com o sistema de separação de resíduos e os alunos recebem orientações para dar destino correto aos materiais descartáveis dentro da escola. Segundo o vice-prefeito Evandro Obaldia Guedes, o plano municipal de gestão de resíduos, como todos os demais projetos governamentais, deve passar por apreciação pública. “A elaboração desse plano representa mais um passo importante do governo, em prol não só da população, mas do futuro do meio ambiente e, assim que ele estiver pronto, vamos apresentá-lo à comunidade”, finalizou o vice-prefeito Evandro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.