quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Governo do Estado lança edital para composição do Fórum de Entidades da Juventude

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (02) o edital para composição do Fórum de Entidades da Juventude (Feju).
A principal atribuição da entidade será a escolha dos membros que irão constituir o Conselho Estadual da Juventude (Conjuve), reivindicação antiga dos jovens gaúchos.
A cerimônia contou com a participação dos titulares da secretarias da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fabiano Pereira, e Geral de Governo (SGG), Vinicius Wu, juntamente com diversos jovens do Grupo de Trabalho da Juventude. O documento com as instruções para a inscrição está disponível neste site
As entidades interessadas em participar do Fórum devem encaminhar a comunicação pelo email conjuve@sjdh.rs.gov.br até o dia 26 de agosto, detalhando sua atuação relacionada à juventude, a área de abrangência, o segmento no qual desejam concorrer a uma cadeira no Conjuve e o nome da pessoa que irá representá-la perante o órgão. 
Fabiano lembrou que o lançamento do edital é fruto de muito debate com jovens de diversos movimentos sociais, como rural, partidário, estudantil e sindical. Segundo ele, o grupo realizou mais de 15 reuniões, nas quais se decidiu o formato em que serão escolhidas as 30 entidades que representarão a sociedade civil no conselho. "O grupo que trabalha a estruturação do Conselho é excelente e estamos construindo debates de altíssimo nível. O país só avança com a colaboração da sociedade civil. Através do Conselho, haverá ações de Estado e não de governo", disse. 
Para Wu, os conselhos são instrumentos recentes no Brasil, mas de grande importância para que os segmentos pactuem políticas públicas que podem mudar a vida das pessoas. "Nosso maior desafio é ampliar ao máximo as discussões e estabelecer um diálogo permanente com as pessoas usando, inclusive, ferramentas digitais, esse instrumento tão importante de diálogo e de construção", avaliou o secretário, que também coordena o Gabinete Digital. 

Pluralidade 
Diretora do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da SJDH, Tâmara Biolo Soares também ressaltou a pluralidade de representações no grupo de trabalho da Juventude e o cumprimento por parte do Governo do que foi acordado com os jovens. "Já tivemos o decreto assinado pelo governador Tarso Genro e publicado no Diário Oficial regulamentando o Conselho. O passo seguinte é a composição do Fórum, o qual iniciamos agora." 
A representante dos jovens no Grupo de Trabalho, Íris de Carvalho, agradeceu ao Governo do Estado pela forma como está sendo conduzida a criação e composição do Conjuve. "O Governo está de parabéns por se colocar à disposição para construir junto com os movimentos o conselho e mais do que isso, inserir e debater o tema da juventude no Rio Grande do Sul, para que possamos realmente construir um Estado mais democrático de fato e de direito", concluiu. A reunião do fórum que definirá as entidades integrantes do Conjuve será realizada no dia 2 de setembro no auditório do prédio anexo da SJDH, na Rua Miguel Teixeira n° 86, em Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.