Desde o início do ano ações conjuntas entre o Governo Municipal e Emater tem repercutido na apresentação de soluções para problemas crônicos em várias regiões do interior de São Gabriel. A falta de água, por exemplo, tem sido tema constante em discussão dentro do Conselho Municipal de Agropecuária.
Na última terça-feira (11/06), em reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, foram aprovados projetos para a abertura de 17 microaçudes nas regiões Vista Alegre, Santo Antônio, Azevedo Sodré e Caiboaté Grande.
O secretário de Agricultura e presidente do Conselho Municipal de Agropecuária, João Francisco Cunha, informa que a aprovação dos projetos garante a destinação de maquinário (do Governo do Estado) para São Gabriel. Segundo ele, dois tratores e uma caçamba serão cedidos temporariamente ao município para serem usados na execução de projetos de irrigação nas localidades inscritas. Serão abertos açudes, que beneficiarão um grande número de famílias de agricultores familiares atingidos pela estiagem todos os anos.
O prefeito Roque Montagner disse que a falta de água no interior do Município tem se agravado, “mas existe um esforço conjunto para apresentar soluções ainda para o próximo verão”. De acordo com o prefeito, o objetivo do Governo Municipal é efetuar a abertura destes açudes o quanto antes visando chegar à estação quente com os reservatórios cheios de água.
Os recursos estão vinculados a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. É para lá que serão encaminhados os projetos. A contrapartida do Município é a disponibilização de combustível, operadores e fiscalização (parte técnica). O zootecnista da Secretaria de Agricultura e secretário do Conselho Municipal de Agropecuária, Vanderlei de Oliveira Neves, acredita que a abertura dos açudes inicie em cerca de 20 dias. Ainda, segundo ele, em média, o Governo Municipal tem aberto 40 açudes por ano. Em 2012, esse número aumentou, passando de 80. Há uma forte tendência de que os índices fiquem bem maior em 2013, pois, analisando a relação de inscritos para o programa, a Secretaria Municipal de Agricultura já contabiliza mais de 200 pequenos produtores na lista de requerentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.