domingo, 21 de abril de 2013

Município busca soluções para animais abandonados


A lei que regulamenta a caracterização de crimes contra animais foi instituída em 1998, mas de lá para cá, pouca coisa mudou em relação ao abandono e maus tratos. A afirmação é da Associação Amigo Bicho de São Gabriel. De acordo com a presidente, Deli Maria Margarites, recentemente, a associação recebeu uma denúncia gravíssima, de atropelamento e descaso. A presidente afirma que fatos como este são corriqueiros e na maioria das vezes, passam despercebidos pela comunidade. “Precisamos conscientizar as pessoas tanto
as que cometem esse tipo de crime quanto ao restante da comunidade que presencia esses acontecimentos. É preciso que casos assim sejam denunciados e que as os responsáveis sejam punidos”, asseverou.
Com inteira consciência dos problemas que envolvem a questão, o Governo do Município busca soluções de apoio à associação e de solidariedade aos animais. No dia 16 de abril, última terça-feira, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma audiência com a Associação Amigo Bicho para traçar metas de ação no sentido de coibir crimes contra os animais em São Gabriel. Durante a conversa informal realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal da Saúde, ficou definido que a primeira providência será uma campanha de conscientização. Por meio da conversa com a comunidade, bairro a bairro, a Prefeitura e a Associação pretendem esclarecer sobre os cuidados com os animais, as ações que caracterizam crimes, e ainda, a importância da denúncia de maus tratos.
O trabalho de conscientização da comunidade começa na próxima segunda-feira (22), dia em que várias equipes formadas por representantes do Poder Executivo e da Associação Amigo Bicho vão se reunir às 14h, na Praça Camilo Mércio e logo seguem para a Vila Baltar, onde será dado início a conversa com a comunidade.
Participaram da reunião que definiu as medidas protetivas aos animais, o Secretário Municipal de Saúde, Daniel Azevedo Ferrony; o Secretário de Obras e Meio Ambiente, Felipe Abib, o Secretário de Agricultura, João Francisco da Cunha, a Coordenadora Administrativa da Saúde, Elizandra Obaldia Guedes, o coordenador da Vigilância Sanitária, Alfredo de Oliveira Neves e também alguns representantes da Associação Amigo Bicho: Vitor Jorge Righi, Márcia Britto, Vanda Conceição Gonçalves.
Saiba mais - Caracterizam crime contra os animais com pena que varia de seis meses a um ano e multa: Abandono de animais e ninhada; agressão física e atropelamento proposital; golpear ou maltratar animal; envenenamento; manter o animal sem condições de higiene; cachorro preso em corrente o dia todo; cachorro preso no quintal pequeno e sem abrigo; não procurar um veterinário quando o animal adoecer; utilizar animais em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; sacrifício de animais em rituais religiosos; lojas que abrigam animais em gaiolas minúsculas; alimentar animal de forma precária.
Em São Gabriel as denúncias bem como pedido de informações devem ser feitas ao telefone da Associação Amigo Bicho (55) 84129744. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.