O Município de São Gabriel vai sediar em julho, nos dias 20 e 21, no PTG Novo Grito, a primeira edição do Festival Arcanjos do Improviso – 1º Conclave de Trovadores. O evento é organizado pelas Associações dos Travadores, de São Gabriel, e dos Açorianos, de Porto Alegre, com recursos patrocinados pela Lei de Incentivo a Cultura (LIC). O festival, segundo a comissão organizadora, coloca o Município no rol dos principais eventos da modalidade no Estado. Eventos semelhantes acontecem em Sapucaia, Ijuí e Porto
Alegre e, ainda, uma edição em Santa Catarina.
A apresentação oficial aconteceu na manhã desta sexta-feira (19/04), na Secretaria Municipal de Turismo. A reunião teve a participação da secretária Denise Lisoski e dos dirigentes da Associação de Trovadores de São Gabriel, Zoé Julião da Rosa Chaves, Paulo Elizandro Chaves, Dhiuliel Antunes Chaves (Turco) e Paulo Rogério de Lima Chaves. Este último, presidente da entidade.
O festival vai eleger os melhores do Brasil nas categorias Juvenil, Mirim, Adulto e Veteranos. O presidente da Associação vê o evento como o mais completo da modalidade, pois vai oferecer oportunidade para trovadores de todas as idades, começando pelos mais jovens, com 12 anos, aos mais velhos, com mais de 65 anos.
As inscrições já começaram. Hoje, a comissão organizadora já tem confirmados 39 competidores de fora de São Gabriel. Os nomes podem ser apresentados até o dia do evento. Do Município, há uma perspectiva de inscrição de 20 trovadores.
ATRAÇÕES - As atrações estarão em cima do palco e também no Júri. Com incentivo do Governo Municipal de São Gabriel, o festival apresentará artistas renomados, como Celmar Moraes, o Moraizinho, autor de “Panela Velha” e um dos maiores repentistas do Estado. Valorizando a cultura local, vai estar no palco a cantora Mirian Ramos e Grupo. No Júri, três nomes importantes para a trova. Estão confirmados o pesquisador folclorista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Fraga Cirne, o atual campeão brasileiro de trova, João Alberto Maciel, e representante da Associação Luis Muller de Sapucaia do Sul, trovador Jairo Martins.
DESAFIO - Outra atração, anunciada pela comissão organizadora, é o desafio lançado pelo repentista Marco Aurélio, sucessor de Gildo de Freitas, contra o presidente da Associação de Trovadores de São Gabriel, Paulo Rogério. Marco Aurélio se intitula, através da música, o Reio do Improviso no Rio Grande do Sul. A disputa entre trovadores avalia a postura em palco, fidelidade ao tema, métrica (tamanho do verso), composição da rima e ritmo. Serão premiados os quatro primeiros colocados valores que variam entre R$ 1.500,00 e R$ 800,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.