quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

De Brasília - Nilo Dias


O historiador da cidade
O amigo Osório Santana Figueiredo se recupera de uma cirurgia que em algum tempo o impossibilitou de descer e subir escadas e o  impediu de chegar até sua biblioteca para aprofundar suas pesquisas. Ao grande amigo desejo que fique bom o mais rápido possível, até porque seguidas vezes necessito de seu indispensável auxílio para dirimir muitas dúvidas.

Pedágio é ilegal
A jovem Márcia dos Santos Silva, de 22 anos, aluna do 9º semestre de Direito na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), é autora de um interessante trabalho intitulado “O direito fundamental de ir e vir nas estradas do Brasil”, em que ela contesta a constitucionalidade dos pedágios. A universitária garante que não paga pedágio em lugar nenhum. 
O trabalho de Márcia, que se fundamenta na Constituição Federal de 1988, corre o país inteiro através das
redes sociais. Ela cita o Título II, dos "Direitos e Garantias Fundamentais", que no artigo 5 diz o seguinte: "Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade".
E no inciso XV do artigo: "é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens". A jovem acrescenta que "o direito de ir e vir é cláusula pétrea na Constituição Federal”. Em vista disso, qualquer cidadão brasileiro tem garantido o livre acesso em todo o território nacional, o que significa dizer que o pedágio vai contra a Constituição.

São Gabriel Saneamento
Não sei o que o prefeito Roque Montagner disse durante a sua campanha eleitoral a respeito da permanência ou não, da São Gabriel Saneamento em nossa cidade. A verdade é que existe uma orientação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada na Câmara Municipal ao final do ano passado, para que o contrato com essa empresa seja cancelado, por apresentar uma série de irregularidades.
 Gostaria de saber o que o prefeito pensa a respeito, ainda mais quando se sabe que a grande maioria da população está descontente com a qualidade dos serviços oferecidos e quer o retorno imediato da Corsan.

Uma grata revelação
A jornalista Viviane Bertol é sem dúvida uma das gratas revelações surgidas na imprensa de São Gabriel nos últimos anos. Ela é competente e conduz com inteligência o programa jornalístico das manhãs da Rádio São Gabriel. Por isso conquistou o respeito e a admiração da grande legião de ouvintes da emissora pioneira da radiofonia local. 
E isso muitas vezes causa ciúmes a “colegas” não tão capacitados para o exercício da profissão. Mas sei que a Viviane tira isso de letra. E vale a pena lembrar o velho e ainda atual ditado: “Enquanto os cães ladram, a caravana passa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.