A vereadora Sandra Xarão esteve visitando as dependências da Escola Ginásio São Gabriel na semana passada juntamente com sua assessoria e realizou um levantamento fotográfico do local. Segundo ela, a escola encontra-se em situação de completo abandono, com paredes e telhados deteriorados. Há também uma enorme precariedade nos bebedouros e caixa d'água e, ainda, fiação elétrica, mobiliário, acesso as salas de aulas e portas. Sandra encontrou também um desperdício de material didático. Jogados em um canto de uma sala, em meio à umidade, estavam alguns livros ainda nas embalagens, os quais não poderão ser aproveitados pelos alunos por estarem estragados.
O fato que mais chamou a atenção da vereadora, segundo ela, foi a existência de um bar nas dependências da escola. No local haviam diversas caixas contendo garrafas de cervejas. A bebida é vendida aos sábados,
quando acontecem os jogos do Campeonato do Ginásio.
A vereadora afirma que uma Lei Estadual deixa expressamente vedada a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas no âmbito escolar público e privado e aguarda um posicionamento do Ministério Público.
O que diz a Comissão Organizadora do Campeonato
Em contato com o presidente do Campeonato, Carlos Eugênio Vilanova, o mesmo afirmou que a cerveja só é vendida no local durante os jogos do Campeonato e que o bar está completamente isolado das dependências do educandário pelas grades e pela existência de um portão de ferro que, aos finais de semana fica trancado, impedindo o acesso à escola. Segundo Vilanova, no local nunca houve registro de brigas ou qualquer outra ocorrência devido à venda de bebidas alcoólicas e nenhum menor ingere bebidas nas dependências da escola.
O presidente afirma que a peça onde está estabelecido o bar não tem nenhuma ligação com a escola e foi cedida ao campeonato. "Nunca tivemos problema algum com a escola. Nosso campeonato tem um regime financeiro próprio e todos os semestres destinamos uma verba para ajuda à escola, além de cuidarmos da manutenção e conservação do patrimônio. O bar nunca foi problema", afirmou.
Vilanova afirma que a comissão organizadora do campeonato está à disposição da vereadora para esclarecer quais quer que sejam as dúvidas e diz que o campeonato não possui vínculo com a questão didático pedagógica da escola, além de não possuir acesso às suas dependências.
O Campeonato do Ginásio existe há mais de 28 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.