sexta-feira, 21 de setembro de 2012

De Brasília - Nilo Dias


Uma policial gabrielense

No último dia 8, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Porto Alegre, aconteceu a solenidade de formatura dos novos escrivães e inspetores de Polícia do Rio Grande do Sul. Entre os 772 formandos encontra-se a advogada gabrielense, Roberta Cortiana Montagner, filha do casal
amigo Izabel e Roque Montagner. A Roberta, os parabéns do colunista e votos de sucesso nessa nova empreitada.

Os 75 anos do Círculo Operário

No último dia 12, o Círculo Operário Gabrielense completou 75 anos de atividades. Fundado em 1937, a entidade desenvolveu durante todos esses anos um excelente trabalho voltado para a classe operária de nossa cidade. Atualmente é presidido por Alcemir Prestes, que conta com o importante trabalho de Cesar Pacheco, como coordenador do Departamento Cultural.
Dentro da programação organizada para comemorar tão expressiva data, o Círculo Operário Gabrielense realizou nos dias 3, 4 e 5 de agosto, no Ginásio de São Gabriel o “2º Canto Circulista Gaúcho” e o “2º Canto Peticinho”. A música vencedora deste ano foi “O meu canto”, de autoria de Henrique Fernandes e Diego Camargo, com interpretação de Fernando Saccol.

Os 27 anos da Editora Alcance

A notícia pode parecer velha, mas se torna atual na medida em que é destacado o trabalho de um gabrielense. Falo do poeta, editor e jornalista Rossyr Berny, que está comemorando os 27 anos de fundação da sua Editora Alcance, criada em 1985.
E este ano de 2012 não poderia estar sendo melhor para ele. No dia 4 de agosto Berny recebeu o “Prêmio Carlos Drummond de Andrade”, por seus 36 anos de publicações em 18 livros editados. A festa aconteceu em Itabira (MG), terra natal de Drummond.
No dia 30, do mesmo mês, a Editora Alcance foi premiada como a melhor Editora do Ano no Rio Grande do Sul, em solenidade realizada na Sogipa, quando recebeu o “Prêmio Clave de Sol”. Rossyr aproveitou a oportunidade para lançar seu novo trabalho, “Poemas da rua que atravessa o mundo”, uma coletânea de 400 poemas escritos nos mais variados lugares que já visitou. Recentemente esteve no Oriente Médio e escreveu 50 poemas ao visitar Jerusalém, Israel, Egito, Turquia e Jordânia.

O Livro da Verdade

No último dia 29 de agosto, no Boteco Bohemia aconteceu a solenidade de lançamento do “Livro da Verdade”, de autoria da gabrielense Ana Cláudia Xavier. A obra, segundo a autora, é um instrumento de auto-ajuda e de revelações surpreendentes. Várias autoridades prestigiaram o evento, entre elas o secretário municipal de Turismo e Cultura, Nairo Gonçalves.
“O Livro da Verdade” pode ser adquirido nas principais bancas de jornais e revistas da cidade e na “Feira do Livro”, que se realizará em outubro próximo na Praça Doutor Fernando Abbott. Ana não para, já está trabalhando em um segundo livro, que terá como título “Atmosfera”.
(E-mails: nilodt@hotmail.com e nilodias@ibest.com.br)

Um comentário:

  1. é meu caro, ela não foi a única gabrielense a se formar na ACADEPOL, isso me parece mais uma campanha política disfarçada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.