segunda-feira, 13 de agosto de 2012

De Brasília - Nilo Dias


Debate eleitoral

O clima eleitoral está quente em São Gabriel. E promete esquentar muito mais com o debate a ser promovido pelo Sindicato Rural com os quatro candidatos a prefeito, provavelmente dia 24 de agosto no
salão social da entidade. A idéia, vinda em boa hora, é do presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), empresário Tarso Teixeira.
Embora os candidatos possam revelar algumas propostas de maneira geral, o foco principal do debate estará voltado para a atividade rural. Para garantir a total isenção, o mediador do debate virá de fora do município, será o diretor administrativo da Farsul, Francisco Schardong, um profundo conhecedor de política e que também conhece bem nosso município.

Exposição no Museu

O Museu Nossa Senhora do Rosário Bonfim, antiga Igreja do Galo, está comemorando um ano de sua inauguração. É uma data para ser festejada com ênfase, já que o local tem servido para acolher diversas manifestações culturais em nossa cidade. Eu mesmo tive a oportunidade de lançar nas instalações do Museu o meu livro “100 anos de futebol em São Gabriel”. 
Para comemorar tão expressiva data, eis que um grupo de artistas gabrielenses se reuniu para lançar a “1ª Exposição São Gabriel Patrimônio em Arte”, que está aberta ao público desde o dia 1º de agosto e se estenderá até o fim do mês. A exposição está sendo organizada pelas artistas de arte e educadoras, Aline Santos de Severo, Márcia Montardo Duro Vieira e Maristel Fontoura da Conceição.
Para apreciação do público estão a mostra trabalhos dos artistas Ademir Marinho, com a obra “Igreja do Galo”, acrílico sem tela; Álvaro Abib, com a série “Patrimônio”, em desenho; Carlito Bicca, com as séries “Gafieira” e “Cavalos”, em acrílico sem tela; Laura Del’Olmo, com as obras “Igreja Matriz” e “Carreteiros do Pampa”, em óleo sem tela; Luciane Martins Monteiro, com a série “Carreteiros”, em fotografia; Myrta Luza Dias Rieth, obra sem título em cologravura e Ricardo Cocco e Vandeliria Predebon, com a obra “Janelas e Papéis”, Instalação.

Mortalidade infantil

A doutora Ana Cristina Sanmartin Ribeiro, apresentou semana passada interessante levantamento sobre mortalidade infantil em São Gabriel. Com dados da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde do Estado, sabe-se agora que o número de mortes atingiu seu ponto culminante no ano de 2003, quando o prefeito era Rossano Gonçalves, com 33 crianças abaixo de um ano mortas. Isso colocou São Gabriel em penúltimo lugar no índice de mortalidade infantil, entre todos os municípios do Estado.
A doutora Ana Cristina também revelou que no governo do prefeito Balbo Teixeira, foi criado um programa chamado “Pra Vida”, coordenado pela psicóloga Josefina Macedo, que conseguiu diminuir a mortalidade infantil em São Gabriel. No primeiro ano foram 20 óbitos, no segundo 15, no terceiro 10 e no ultimo apenas seis.  No ano passado já havia aumentado para 18. 

(E-mails: nilodt@hotmail.com e nilodias@ibest.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.