domingo, 22 de julho de 2012

REGIÃO: Moradores afirmam que a terra tremeu na Vila Progresso

Tremores foram relatados por moradores da vila (Foto:Dilmar Lima/Panoramio)

Um fato inusitado está intrigando os moradores da localidade de Vila Progresso (BR 290), interior de Caçapava do Sul. Vários relatam que a terra tremeu por volta das 10h30min de sexta-feira, dia 21. Segundo eles, foram ouvidos dois fortes estrondos, seguidos de pequenos tremores.

Logo após o fato, vários moradores da localidade ligaram para a Rádio Caçapava comentando o assunto. À tarde, por telefone, a reportagem do Farrapo entrou em contato com duas moradoras da Vila Progresso. Uma disse que estava cuidando das plantas no momento dos tremores.
– Eu estava na horta quando de repente ouviu aquela explosão e logo depois senti a terra tremer. Olhei para o céu, mas não vi nenhum avião, pois pensei que um tinha quebrado a barreira do som. Parece que o barulho veio do lado de São Sepé. Levei um grande susto – comentou a senhora.A proprietária de um supermercado disse que também ouviu os estrondos e que diversos moradores da localidade chegaram ao comércio falando sobre o assunto.
– Clientes dos dois lados da rodovia só falavam nisso. Teve até gente dizendo que alguns objetos caíram no chão. Até agora não sabemos o que aconteceu. Que eu saiba aqui perto não tem nenhuma pedreira ou coisa parecida, estamos intrigados – falou a comerciante que preferiu não se identificar.
O caso foi relatado por telefone pela reportagem do Farrapo ao professor de Geofísica da Unipampa Mario Jesus Tomas Rosales. O professor avalia que a localidade pode ter sido atingida por uma onda sísmica originada por uma detonação na região. – Os relatos são importantes, mas precisamos saber as consequências do fato, para afirmarmos se houve um tremor de terra. Para isso é preciso analisar os dados da Unidade Sismográfica monitora pela Unipampa e que está instalada no Rincão de Lourdes em Caçapava. Pretendo fazer isto na segunda-feira, 23, antes de sair de férias. Somente com um estudo profundo do fato é que poderemos chegar a causa dos pequenos tremores relatados pelos moradores da Vila Progresso – comentou o professor.


Por Marcelo Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.