segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mais eleitores do que habitantes


Santa Margarida do Sul é um dos três municípios da região central do Estado em que há mais eleitores do que habitantes. A cidade tem 2.525 votantes.
São 173 eleitores a mais do que moradores (conforme dados de 2010). De acordo com Vinícius Grigoletto Cavalheiro, chefe do cartório da 49ª Zona Eleitoral de São Gabriel, que é responsável por Santa Margarida do Sul, vínculos que superam o endereço de moradia podem explicar o fenômeno:
– Domicílio eleitoral é um conceito amplo. Uma pessoa que não mora, mas trabalha ou tem propriedades no município pode votar na cidade. Até vínculo afetivo pode explicar a escolha.

Em Dilermando de Aguiar, o fenômeno é parecido. Uma explicação pode estar na mudança do cartório responsável pelo município. Esta será a primeira eleição sob a responsabilidade do cartório eleitoral da 81ª Zona Eleitoral, em São Pedro do Sul. Antes, os dilermandenses precisavam recorrer a Santa Maria para ajustar a situação do título.
– O movimento de pessoas com alguma ligação com Dilermando de Aguiar foi grande no início do ano, e muitos afirmavam que há tempos queriam transferir o título, mas não iam por causa das filas em Santa Maria – diz Lisandro Soares Leandro, chefe do cartório de São Pedro.

O Tribunal Regional Eleitoral pode pedir a revisão do eleitorado quando um município apresenta mais eleitores do que habitantes. Em Santa Margarida do Sul, isso já ocorreu duas vezes: em 2003 e em 2007. A revisão é feita para evitar fraudes, já que em municípios pequenos cada voto vale muito e pode haver quem transfira o título com algum interesse ou vantagem. Em Quevedos, o eleitorado precisou ser revisado em 2007.

Na região, Unistalda também tem mais eleitores do que habitantes, mas qualquer recontagem só poderá ser feita depois das eleições de outubro. O Ministério Público Eleitoral deverá investigar 15 municípios no Estado com mais eleitores do que moradores. O MPE não divulgou quais seriam.
A lei prevê revisão compulsória do eleitorado quando, cumulativamente, o município apresentar o seguinte: total de transferências 10% superior ao ano anterior; eleitorado superior ao dobro da população entre 10 e 15 anos, somada à população de idade superior a 70 anos; e eleitorado superior a 65% da população.

Fonte: TRE

Um comentário:

  1. Se for considerado o número de Servidores do Município de Santa Margarida do Sul, que residem em outro município, mas tem título em Santa Margarida, já está explicada a diferença e, será que qdo fizeram o censo visitaram todas as residências.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.