quinta-feira, 19 de julho de 2012

Abrigo Espírita Manuel Viana de Carvalho: um belo trabalho sem apoio do município


Magda Helena, diretora do Abrigo Espírita

Magda Helena Oliveira Vargas, diretora do Abrigo Espítita Manuel Viana de Carvalho conversou com a reportagem do Cenário de Notícias - Jornal Bom de Ler falando sobre o funcionamento do mesmo.  Segundo ela, o trabalho da direção do abrigo é totalmente voluntário, mas a casa conta com o empenho de onze funcionários pagos.
Segundo a diretora, o abrigo não conta com nenhuma verba do município. A casa  somente funciona  graças a colaboração de sócios e
associados, que ajudam com a quantidade que podem, além da mensalidade deixada  na casa pelos próprios idosos. “Não temos verba nem do município, nem do Estado. Nenhuma verba”.
Atualmente quinze idosos moram no abrigo que ainda possui treze leitos vagos, sendo eles sete masculinos e seis femininos. A maioria deles chegam até o abrigo encaminhados por familiares que trabalham e  não têm condições de cuidá-los. Outros são encaminhados  através da Assistência Social e Promotoria Pública. Dentro do abrigo os idosos possuem todo o atendimento necessário, remédios com a enfermeira, tudo dentro do horário, alimentação saudável e nos horários certos, higiene na parte da manhã. Os  idosos são livres para tomar solzinho, possuem uma programação para todos os dias da  semana com várias atividades. Recebem visitas de CTGs, grupos de dança, visitas de escolas.
Todos os alimentos que os idosos consomem chegam até o abrigo através de doações da comunidade gabrielense e comércio local.
Segundo a diretora a maior dificuldade do abrigo é a falta de dinheiro, pois o que recebem dos associados e dos idosos que ali estão atualmente não cobrem a folha de pagamento dos onze funcionários. 
Magda finalizou a entrevista pedindo o apoio da comunidade para que cada vez mais o abrigo possa ajudar aos idosos. “Tudo o que nos chega de alimentos é muito bem vindo. Mas também os nossos idosos adoram receber visitas, adoram que venham se apresentar para eles com danças, que venham conversar. Convidamos a toda comunidade gabrielense que venha nos visitar e conheçam o nosso trabalho, conheçam as nossas instalações e vejam como os nossos idosos são tratados no abrigo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.