quarta-feira, 9 de maio de 2012

Santa Margarida do Sul investe na proteção de fontes

Tendo iniciado suas ações em 2010, o projeto Prevenção de Emergências, Construindo Comunidades mais Seguras, tem continuidade em 2012, com a conclusão de mais duas proteções de fontes de água no município de Santa Margarida do Sul. O trabalho está sendo executado em mais nove cidades do Estado, e tem como propositora a Cáritas Brasileira, Regional RS, em parceria com a Cáritas Alemã. A Emater/RS-Ascar presta apoio técnico ao projeto.
Ao todo, seis proteções já foram construídas em Santa Margarida e mais uma está para ser concluída no Assentamento Novo Horizonte. O trabalho da Emater/RS-Ascar no projeto consiste em fazer um diagnóstico com as famílias rurais, além de determinar onde a recuperação da fonte será feita. A família entra com a mão de obra e o maquinário utilizado é da Secretaria de Obras do município.
O engenheiro agrônomo Fernando Oliveira Filho é o responsável pelos projetos das proteções das fontes e a extensionista de bem-estar social, Viviane Dutra, ambos do escritório local da Emater/RS-Ascar, faz o acompanhamento da qualidade da água e participa de atividades que promovam a saúde da família.
De acordo com o produtor rural José Ferraz, mesmo com toda seca enfrentada pelo município, nunca faltou água na propriedade. Com a fonte protegida, o produtor comemora a melhor qualidade dos recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.