A adoção de medidas não convencionais na distribuição da merenda escolar pela Escola Municipal Menino Jesus (CAIC) está levando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Vereadores a apurar uma denúncia contra a direção do educandário que desde o início do mês vem
trabalhando em turno integral.
O presidente da Comissão, vereador Rômulo Farias revela que os alunos estão sendo impedidos de repetir a refeição no horário do meio dia. Através de e-mail, a autora da denúncia, cujo nome não foi revelado, garante que as crianças ficam com fome. "A chefe das merendeiras fica em cima, na hora do almoço, cuidando para impedir que as funcionárias dêem repetição. O meu filho está no integral e não quer mais, porque fica com fome e porque a comida é muito ruim", diz a denunciante.
O edil do PSB conta que uma funcionária do estabelecimento de ensino também teria sido alvo da direção da escola. Ela foi flagrada dando sobras da alimentação para uma mulher que auxiliava na limpeza da cozinha. A secretária de Educação, Professora Ana Paula Capiotti confirma a demissão de uma funcionária, mas descarta relação com a alimentação. "É uma empresa terceirizada que cuida de tudo isso. A menina estava em período de experiência, acabou não sendo aprovada e, por isso, foi demitida", explica.
Ana Paula, nega qualquer tipo de irregularidade nas ações da administração da escola. De acordo com ela, o CAIC mantém uma postura que é norma em todas as instituições de ensino do Município. "O aluno realmente não deve repetir a alimentação, mas isso não quer dizer que fique com fome", garante Ana Paula. A distribuição da merenda na Escola Menino Jesus (CAIC) obedece ao mesmo cronograma das demais instituições do município. Os alimentos são feitos de acordo com o número de alunos e confeccionados de forma a não sobrar. A distribuição de merenda é apenas para alunos e funcionários que trabalham 12 horas não sendo permitida a distribuição de alimentos para professores e outros funcionários da escola.
A diretora pedagógica Saionara Dutra afirma que os alunos que optarem pelo integral, passarão dois turnos na escola, onde além de reforço pedagógico estarão desenvolvendo oficinas de arte e atividades físicas. Os alunos recebem a merenda escolar da manhã, almoço e merenda na parte da tarde. Um profissional da área de nutrição elabora os cardápios e distribui orientações nutricionais. Crianças obesas, por exemplo, recebem uma nova educação alimentar, que no entendimento da Secretária dá melhores condições de saúde ao aluno.
Terceirizaram a merenda, vejam o que esta acontecendo.
ResponderExcluirA próxima vai ser água e esgoto, esperem para ver o que vai acontecer, e não está muito longe.
JP - BSB