quinta-feira, 19 de agosto de 2010

“A comunidade não quer saber de diárias”, diz Nenê

O atual presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São Gabriel, vereador Paulo Sérgio Barros da Silva (PDT) concedeu entrevista ao Jornal Cenário de Notícias a respeito do relatório do Ministério Público de Contas, que aponta o Legislativo de São Gabriel como o décimo do Estado no ranking de gastos com diárias. Apesar de afirmar que não poderia responder por gastos da administração anterior, o parlamentar não acha os valores gastos altos demais. “A comunidade não quer saber destes valores, tenho certeza”, diz o presidente.
Para o parlamentar pedetista, os valores gastos por São Gabriel e outros municípios com diárias não podem ser comparados ao recente escândalo do Município de Triunfo, onde os parlamentares consumiram mais de R$ 1 milhão em diárias. “O que ocorreu em Triunfo é uma aberração, algo fora do normal, que extrapola qualquer tipo de conclusão. Mas em geral, nos demais municípios, não sendo corporativista nem defendendo, mas é preciso saber que por exemplo, no caso de São Gabriel, foi gasto 180, 190 mil, e o que isso trouxe de retorno pra São Gabriel”, ressaltou.
Para o presidente, que no ano de 2009 recebeu 30 diárias totalizando R$ 8.400,00, o que conta é o retorno que os deslocamentos dos vereadores trazem à comunidade. “A maioria dos vereadores foi a Porto Alegre buscar recursos, projetos, investimentos do Governo do Estado, e o que os vereadores trouxeram neste ano de 2009 foi significativo”, acredita.
Sobre os gastos da administração passada, Nenê, como é conhecido, é lacônico. “Cabe ao presidente anterior esclarecer. Apenas adianto que chegaremos a 2010 gastando, no mínimo, 20% a menos do que foi gasto no ano anterior, mesmo tendo um orçamento maior que o de 2009 e o valor básico da diária ser maior”, afirma.
O parlamentar afirma que estipulou um controle para evitar o desperdício. “Estipulei um máximo de quatro diárias por mês para vereador, e é dentro desse limite que o vereador vai se organizar, dentro de suas necessidades”, afirma.
Questionado sobre a forma como a Mesa Diretiva utiliza para autorizar o fornecimento de diárias para cada parlamentar, Nenê frisou: “Dependendo do pedido do vereador eu nego, mas se for bem esclarecido, eu não tenho como negar. Na volta desta viagem, ele tem que apresentar a justificativa, bem como o resultado do seu deslocamento”, assinala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.