sexta-feira, 30 de julho de 2010

Técnico da Seleção começou a despontar enfrentando o São Gabriel


Bastou apenas um gol para marcar o primeiro título e o início de uma trajetória vitoriosa, consagrada nesta semana com a escolha de seu nome para técnico da Seleção Brasileira de Futebol. Mano Menezes, o sucessor de Dunga no comando do selecionado canarinho, iniciou sua trajetória de títulos vencendo o São Gabriel Futebol Clube na qualificação para a Copa Sul-Minas, na partida que o consagrou como Campeão Gaúcho de 2002.
O campeonato de 2002 foi um dos mais diferentes da história, afetado por formulismos que fizeram do Guarani de Venâncio Aires, time treinado na época por Mano Menezes, o campeão gaúcho de fato, e do Internacional, o vencedor do que se chamou “Supercampeonato Gaúcho”. A célebre partida em que o hoje técnico da Seleção Brasileira venceu a equipe do São Gabriel Futebol Clube transcorreu em 9 de maio de 2002.
O São Gabriel fez naquele ano a maior campanha de sua história, e até mereceria o título de ‘Campeão do Interior’, habitualmente dado aos times gaúchos que enfrentam Grêmio ou Inter na final, não fosse o fato de que o time campeão também era do Interior do Estado. O time gabrielense chegou a aplicar, durante o campeonato, uma goleada inesquecível de 6x0 no Esportivo, e vinha ‘embalado’ com o título de Campeão Gaúcho do Primeiro Turno e tinha plena confiança nos meio-campistas Evanílson e Rondinha. O primeiro jogo foi no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, o qual terminou empatado em 0x0. Todavia, no jogo de volta, em pleno Estádio Sílvio Faria Corrêa, o arrojo da equipe do Guarnany suplantou o time treinado pelo técnico Suca.
De lá para cá, passaram-se apenas oito anos. Neste meio tempo, enquanto o técnico Mano Menezes foi galgando novas posições, resgatando Grêmio e Corinthians do pesadelo da Segunda Divisão, o São Gabriel foi deixando os gramados da Primeira Divisão e hoje tenta um retorno aos gramados no Sub-20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.