sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mobilização começa nos bastidores

Praticamente a um ano das eleições que vão escolher seis cargos distintos (Presidente da República, governador, dois senadores, deputados federais e deputados estaduais), a mobilização já está intensa nos partidos e bastidores da política. Ao menos quatro nomes locais poderão disputar uma vaga para a Assembléia Legislativa.
Embora tenha recentemente desmentido a hipótese, o secretário municipal de Planejamento, Artur Goularte, continua sendo fortemente cogitado no páreo dentro das fileiras do PDT. Pela identificação ideológica e política com o atual prefeito Rossano Gonçalves. As pressões do partido já fizeram o secretário recuar na negativa, e agora apenas evita comentar o assunto.
Outro nome sempre presente em qualquer lista de pré-candidatos é o ex-prefeito Baltazar Balbo Teixeira. Atualmente presidente estadual do PR, o nome de Balbo é defendido abertamente pelos vereadores de sua sigla, que inclusive assinalam com a hipótese de extinção do partido no município, e pedem que Balbo vá para outro partido onde possa disputar com melhores condições. Hoje, o mesmo anunciou filiação no PSB.
O PSDB, que ocupa três secretarias e tem um vereador no Legislativo, conta com isso para apresentar a pré-candidatura de Ricardo Bragança, ex-vice-prefeito e atual diretor comercial da Corsan. A candidatura de Bragança tem sido solicitada pelo Diretório Estadual, para que haja nomes dispostos a defender a governadora Yeda Crusius.
Lançada recentemente em encontro regional de seu partido, a atual vice-prefeita Sandra Weber pode vir a concorrer pelo PSB. O partido analisa apenas o cenário para verificar a viabilidade da empreitada.