quinta-feira, 12 de junho de 2014

Escolas estaduais reorganizam calendário escolar em função da Copa

A Copa do Mundo inicia nesta quinta-feira (12) e Porto Alegre vai sediar quatro jogos da competição. Além disso, o Brasil jogará três partidas na 1ª fase de grupos em dias de semana. Funcionários da administração pública direta, autarquias e fundações públicas terão o horário de expediente alterado durante alguns dias de jogos da Copa, conforme publicado no Diário Oficial do Estado do dia 28 de maio de 2014. 
A orientação da Seduc para os dias de jogos no Beira-Rio é para que as escolas de Porto Alegre dispensem os alunos. No entanto, cada escola tem autonomia para decidir liberar ou não. Caso não haja aula, é preciso recuperar o dia letivo para que se cumpra a carga horária mínima como determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No restante do Estado as aulas devem seguir normalmente. Para os dias de jogos do Brasil, as escolas também possuem autonomia para liberar ou não os alunos. Atividades pedagógicas alternativas podem ocorrer no turno dos jogos. Durante o período de realização do evento não haverá férias escolares. O ano letivo na rede estadual em 2014 começou em 24 de fevereiro e tem previsão de término para 19 de dezembro. O recesso escolar de inverno será entre 19 de julho e 3 de agosto. 
O calendário proposto cumpre a carga horária mínima de 200 dias letivos e 800 horas de aulas no Ensino Fundamental e de 1.000 horas no Ensino Médio. No último ciclo do projeto Diálogos da Copa, realizado pelo Gabinete Digital nesta segunda-feira (9), o secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo lembrou que as escolas funcionarão observando o horário proposto pelo Estado e que as merendas serão servidas normalmente aos alunos nos dias de jogos. “É uma mobilização de 2.570 escolas e mais de um milhão de alunos. As escolas estão procurando tirar o melhor proveito da Copa. Além do esporte, estão sendo realizados trabalhos pedagógicos estudando as características dos países e suas culturas”. 
Confira abaixo os horários estabelecidos pelo Governo do Estado: 
Jogos do Brasil 
 Para funcionários públicos sediados em todos os municípios do Rio Grande do Sul, o expediente também será ininterrupto entre 8h e 14h no dia 17 de junho, quando a seleção brasileira enfrenta o México, às 16h, em Fortaleza. 
Para que possam acompanhar as partidas entre Brasil e Croácia (12 de junho) e Brasil e Camarões (23 de junho), ambas às 17h, os servidores deverão ser liberados às 15h, cumprindo um expediente ininterrupto desde às 8h. 
Este também será o horário de trabalho em dias de jogos da seleção, caso a equipe avance para as fases seguintes da competição (o que ocorreria nos dias 4 de julho – quartas – e 8 ou 9 de julho – semifinal).