sábado, 26 de outubro de 2013

Outubro Rosa intensifica ações de prevenção do Câncer de mama no município

De 29 de outubro a 1º de novembro, a Secretaria Municipal da Saúde realizará várias atividades preventivas do Câncer de mama em São Gabriel. A iniciativa corresponde à proposta da Campanha Internacional “Outubro Rosa” que tem por meta principal alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de mama. A programação envolverá palestras com os temas Prevenção e Auto Exame; Depressão no Universo Feminino; Câncer de Colo Uterino; Exercícios no pós-operatório à retirada do Câncer de mama; Sexualidade, com oficinas voltadas ao uso correto dos métodos
contraceptivos. Os temas terão como público alvo, gestantes, mães dos beneficiários do Programa Primeira Infância Melhor e alunos do Ensino Fundamental. Durante as atividades da semana, auxiliares de enfermagem farão atendimentos como a verificação da pressão arterial e orientações sobre a saúde da mulher. Na sexta-feira, dia 1º de novembro, durante todo o dia, a secretaria da saúde em parceria com a Escola Técnica New Life realizará no saguão da Unidade Básica Brandão Júnior, o “Dia da Autoestima”.
Na ocasião, os cursos de Manicure, Cabeleireiro, Técnico em Enfermagem e Auxiliar em Saúde Bucal da New Life disponibilizarão cerca de 50 pessoas, que vão atender as mulheres que comparecerem ao posto. De acordo com o Gerente Administrativo da New Life, Max Lara, serão oferecidos os serviços de escovas de cabelo, unhas, verificação da pressão arterial, orientações sobre alimentação saudável e ainda sobre cuidados com a saúde da boca. Para a Coordenadora do Setor de Enfermagem da saúde, Angélica de Ávila Vieira, o objetivo das atividades é fortalecer nas mulheres gabrielenses os cuidados com a saúde e autoestima.
Confira a programação:
29/10/13     
 Manhã    
8h – Abertura
10h- Palestra: CÂNCER DE MAMA: FATORES DE RISCO (Dr Heraldo Amann)
Tarde
14h- Palestra: CÂNCER DE MAMA – AUTO EXAME (Drª Ana Cristina Sanmartin Ribeiro)
15h30 – Palestra: DEPRESSÃO: ENFOQUE PSICOLÓGICO NO UNIVERSO FEMININO. (Psicóloga Fernanda Mendes)
30/10/13     
Manhã       
 8h30 - Abertura.
9h - Palestra: HPV E PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE COLO DE ÚTERO (Enfermeira Rosângela Bohrer).
10h30 - Oficinas com atividades: Uso correto do Anticoncepcional, Uso correto do Preservativo, Auto Exame. (Dr. Heraldo Amann e  Técnica de Enfermagem Josiéle Vaz.
Tarde
14h Palestra: A IMPORTÂNCIA DOS VÍNCULOS FAMILIARES FRENTE AO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE MAMA (Assistente Social Laís Espinosa).
Cuidados de Enfermagem – Alunos Escolas (New Life e URCAMP)
31/10/13      
 Manhã
8h30 – Abertura
9h – Palestra: CÂNCER DE COLO UTERINO – PREVINA-SE!  (Dr. Heraldo Amann)
10h30 EXERCÍCIOS DE PÓS-OPERATÓRIO, RETIRADA DE CÂNCER DE MAMA.
( Fisioterapêuta Paula Reis)                    
Tarde
14h – Palestra: SEXUALIDADE – PREVINA-SE!! (Enfermeira Liamara Noal)
15h30- Orientações/DST (Enfermeira Rosângela Bohrer)
1º/11/13                
  Manhã e Tarde
DIA DA AUTOESTIMA: Atividades de beleza – Parceria com a Escola New Life.
17h – Encerramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.