sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Festival da Laranja acontece em Santa Margarida do Sul

Com o objetivo de apresentar à comunidade os benefícios da laranja à saúde, a Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Hermes realiza, no próximo domingo (04/08), o Festival da Laranja. O evento tem o apoio da Emater/RS-Ascar, Gorange e Prefeitura de Santa Margarida do Sul. O festival acontece na própria escola e a programação estende-se por todo o dia. São esperadas cerca de 100 pessoas.
Pela manhã, durante a abertura do evento, acontecem apresentações artísticas com shows musicais, teatro e contos. Na sequência haverá a palestra “Consumo de frutas cítricas: vitaminas e benefícios para a saúde”, pela nutricionista Tais Pedrotti. Após a palestra, os participantes poderão participar de oficinas. A primeira delas será sobre o aproveitamento dos cítricos, pela extensionista de bem-estar social da Emater/RS-Ascar Viviane Dutra. Na sequência, as professoras da escola Marechal Hermes, Cléa Carolina de Freitas e Juliana Neves, ministrarão a oficina fitoterápica e artesanato, respectivamente.
À tarde, as atividades começam às 14h30 com shows musicais e invernada artística. Haverá brinquedos para as crianças como o pula-pula. Além disso, a programação inclui gastronomia e a inauguração do pomar de laranjas da escola Marechal Hermes. Por último, será realizada uma reunião, intitulada mini produção integrada, com a presença do Prefeito de Santa Margarida do Sul, Luis Felipe Machado, do secretário de Educação, Elvis Ferreira de Morais, do representante da empresa Gorange Rogério Estrazulas, do engenheiro agrônomo do Viveiro Solcitros Antônio Sanchotene, do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Fernando Oliveira Filho, pais e comunidade. A programação do festival encerra-se com a realização de um baile com som mecânico.
Segundo Viviane, na oficina de aproveitamento da laranja, ela ensinará receitas da pectina caseira de laranja e de uma geleia. A pectina é uma substância que ajuda a transformar os sucos de frutas em geleias, já que é a responsável pela consistência destas.
Viviane destaca ainda que a responsável pelo Projeto de Citricultura é a professora e vice-diretora Magda Corrêa. “Acho importante ressaltar, pois foi ela quem despertou nos educandos, o interesse por pesquisar sobre citricultura no município”, afirma a extensionista. Além disso, explica que o projeto será apresentado na Expointer, no espaço disponibilizado às escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.