Pronto Socorro lotado
A jornalista Viviane Bertol, da Rádio São Gabriel, mostrou que tem um “faro” jornalístico apurado, o que a credencia a ser a excelente repórter que é. Ao receber o noticiário diário da Santa Casa, ela estranhou que num final de semana tenham sido feitos 1.039 atendimentos no Pronto Socorro, o que realmente é um número extremamente alto para uma cidade do porte de São Gabriel.
Ela, que já foi assessora de imprensa do nosso hospital, sabia que esses números eram muito estranhos, até porque em sábados e domingos a tendência é de que os atendimentos diminuam. O que também acontece em quase todas as cidades. Em Sobradinho (DF), onde moro, nos finais de semana o Pronto Socorro tem movimento bastante menor que de segunda à sexta-feira.
Eu, ao ler a noticia no facebook também estranhei a presença de tanta gente doente e tratei de ligar para a coordenadora do Pronto Socorro. E essa, gentilmente me explicou o que aconteceu. A contagem dos atendimentos é normalmente feita de sábado a segunda-feira pela manhã. Naquele final de semana, ela aconteceu de sexta-feira a segunda pela manhã, o que ocasionou números tão diferentes pelo acréscimo de um dia a mais.
A média de pessoas atendidas por dia na Santa Casa aos finais de semana não passa de 250. Durante a semana a média aumenta para 300 a 350, especialmente nas segundas e quartas-feiras, dias em que o movimento cresce.
Mas o que preocupa mesmo é o número pequeno de médicos para atender a tanta gente. Normalmente são dois na Urgência, mas no fim de semana relatado acima, apenas um profissional trabalhou. Se presume que ele tenha se virado mais do que “galletta” (bolacha) em boca de velha.
Com certeza o prefeito Roque Montagner, sempre preocupado em melhorar o atendimento de Saúde a população, vai ingressar no programa governamental “Mais médicos para o Brasil.”
Fofocas eleitorais
Um passarinho me contou. Dizem que a turma do 12 não está parada e reuniões se sucedem com o pensamento voltado para as próximas eleições. A tendência é de que Tuca e Maninho se candidatem a deputados o ano que vem. Um para Federal e o outro para Estadual, ainda sem definição quem vai a quê. E Rossano fica preservado para voltar em 2016 como candidato a prefeito.
Marco Antônio Conceição
Causou profunda consternação em toda a cidade, o falecimento de Marco Antônio Conceição, filho do casal amigo José Carlos Conceição e Rita. Marco Antônio, atleta e instrutor de tênis, com passagem pela Argentina, era por demais conhecido em São Gabriel. A morte de “Morçilha”, como também era conhecido, foi ocasionada por um aneurisma na aorta. Aos amigos Conceição e Rita, a nossa solidariedade nessa hora tão difícil.
(E-mails: nilodt@hotmail.com, nilodias@ibest.com.br e nilogaucho@folha.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.