Rita Garcia Dias
Existem pessoas a quem a nossa cidade deve muito. Uma delas é a senhora Rita Garcia Dias, que mesmo sendo natural de Bagé, se aquerenciou em São Gabriel. Ela aqui chegou em 1965, acompanhando o esposo doutor José Dias, que na época era o diretor industrial da Cooperativa Santa Brígida.
E de lá para cá já se passaram praticamente 48 anos. E nesse logo tempo a senhora Rita Dias foi de tudo um pouco: é formada em Ciências Sociais; foi Diretora da Escola Borges Fortes por quatro anos; Diretora da Escola Dr. Celestino Lopes Cavalheiro por 12 anos, época em que trouxe o curso supletivo de 2º grau
para São Gabriel, e fez as reformas da Escola (do 1º pavilhão e construído o 3º pavilhão); Presidiu a APAE por 18 anos, tendo em 1985 criado o Centro de Reabilitação, e em 1986 conseguido a aprovação de uma Escola Especial pelo MEC, quando construiu as oficinas pedagógicas, situadas no Bairro Capiotti; Em 2005 presidiu o Rotary Clube São Gabriel; Em 2006 reativou a Associação Maternidade e Infância, ficando presidente por duas gestões; Em 2009 foi eleita novamente presidente da APAE, sendo reeleita em março de 2012.
Em 1985 teve seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal, que lhe concedeu o título de “Cidadã Gabrielense”; Foi ainda vereadora por nove anos; Em 2000 foi homenageada pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB), com a honraria “Mérito Político”; Em 2004 recebeu o “Prêmio Evidência Destaque em Política”, por sua atuação no Legislativo Municipal de São Gabriel.
Como vereadora foi autora de trabalhos importantes, como o projeto que isenta do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), maiores de 60 anos, que possuem somente um imóvel; Foi ela a responsável por conseguir a colocação no Orçamento do Estado, das obras da “Faixinha” (RS 630), em 2003; É de sua autoria a lei que permitiu ao Executivo firmar convênio com o Instituto de Previdência do Estado (IPE); Graças ao trabalho da vereadora, várias regiões da cidade tiveram acesso a água potável, casos do Bairro Universitário, Corredor da Reúna, BR 290, do Km 420 ao 422, Unipampa e sete unidades residenciais, Corredor do Copo Sujo, rua João Antônio Veiga, no bairro Bonfim, sedes campestres do Clube Caixeiral, Caixa Econômica Federal, dos Médicos e algumas residências próximas e Corredor das Pontes Brancas, dos tril hos da Viação Férrea, até a BR 290.
Em 30 de Março de 2004 ela conseguiu junto ao deputado Jair Henrique Foscarine a concessão da linha de ônibus da Empresa Planalto, para fazer a linha São Gabriel-Dom Pedrito, pela RS 630, passando pelo Bar da Lagoa.
Em 2006 o senador Pedro Simon insistiu para que ela concorresse a Assembleia Legislativa do Estado, pelo partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o que não foi aceito. Em resumo, essa é a senhora Rita Dias, pessoa que realmente fez e faz por nossa cidade.
(E-mails: nilodt@hotmail.com, nilodias@ibest.com.br e nilogaucho@folha.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.