sexta-feira, 26 de abril de 2013

Caravana do PROCON chega a São Gabriel na próxima semana


Agência atendeu 414 casos desde janeiro deste ano

A caravana do PROCON, que começou a percorrer algumas cidades gaúchas nesta quinta-feira (25/04), deve chegar a São Gabriel na próxima segunda-feira (29/04), permanecendo na cidade por dois dias. O objetivo é atender reclamações de consumidores, esclarecer dúvidas e trocar informações com agência municipal e a Prefeitura Municipal. Os atendimentos da unidade móvel ocorrerão na Praça Dr. Fernando Abbott, em horário comercial.

De acordo com o diretor do PROCON RS, Cristiano Aquino, o departamento estará com uma equipe de cinco pessoas no interior e pretende levar informação também para as escolas dos municípios em que passar. A educação para o consumo é uma das prioridades do PROCON RS, segundo Aquino. "Também iremos nos reunir com os prefeitos, colocar todo nosso aparato à disposição, os recursos que temos para financiar projetos e reforçar PROCONs municipais, onde existem, e incentivar a criação de PROCONs onde não há. Queremos colocar o consumidor como pauta prioritária nos municípios em que passarmos nesses dias", disse.
Durante a caravana, o PROCON RS irá, ainda, distribuir material informativo, cartilhas e Códigos de Defesa do Consumidor. Em São Gabriel, a agência já encaminhou pedido de ingresso ao Sistema Nacional do Consumidor (SNC), o que garantirá a unidade resposta imediata às reivindicações do cidadão.
Enquanto isso não acontece, o diálogo é a ferramenta mais usada pela coordenação do setor. A Chefe do PROCON/SG, Liane Pires Marques, admite que existe uma boa conversação, tanto, que dos 414 atendimentos de janeiro a abril deste ano, 380 tiveram encaminhamento emergencial com resposta positiva das partes acionadas. Neste período, apenas 15 ocorrências tiveram que ser encaminhadas para o Poder Judiciário.
A agência do PROCON/SG atende em média, por dia, 15 casos. A unidade funciona, de segunda a sexta, das 8h às 12h e 13h30min às 17h30min, na Avenida Júlio de Castilhos, 48, telefone 3237- 2053.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.