Renato Dutra Pereira
1º Sargento Bombeiro
Embora não existam levantamentos globais que dêem a dimensão estatística exata sobre acidentes de trabalho no meio rural, sabe-se que sua ocorrência anual atinge à casa das dezenas de milhares. No período maio/2011 a maio/2012, por exemplo, foram concedidos cerca de 14 mil auxílios-doenças, em sua maior parte para atender problemas decorrentes de acidentes do trabalho. E, em sua grande maioria, tais acidentes são provocados por duas causas: o uso inadequado de defensivos e a falta de cuidado e conhecimento na utilização das máquinas e implementos agrícolas, particularmente tratores. (Com respeito a esta causa, calcula-se que sua participação chegue a índices próximos de 70% dos acidentes).
Na região central do Estado, somente neste ano já se registram 05 capotamentos de tratores, com o esmagamento de seus condutores, que faleceram no local.
Neste último aspecto, portanto, vale a pena o produtor rural tomar alguma precaução. Assim, além daqueles cuidados mecânicos necessários à manutenção e conservação dos equipamentos da propriedade, também não custa nada se atentar para certos detalhes, ao dirigir um trator. Ao fazer isso, o agricultor não apenas estará zelando por sua própria segurança e bem-estar, mas também pela integridade do patrimônio do sítio ou fazenda. Veja o roteiro apresentado a seguir:
- Antes de dar a partida no motor do trator, verifique se a alavanca de mudanças está em ponto morto;
- Verifique sempre se as duas rodas estão freando ao mesmo tempo; isso será fundamental se, por exemplo, for preciso fazer uma parada de emergência.
- Para colocar a barra de um implemento, evite ficar entre ela e o trator: use um gancho de ferro para colocá-la no lugar.
- Dirija sempre em baixa velocidade, especialmente em terrenos acidentados ou perto de valas.
- Ligue a embreagem com cuidado, principalmente se estiver subindo uma ladeira ou saindo de uma vala.
- Ao descer ladeiras e rampas, mantenha o trator engrenado.
- Cuidado com o capotamento: não deixe uma das rodas entrar em buracos ou valas.
- Ao fazer curvas com o trator, reduza a velocidade.
- Só trafegue a noite, por estradas, se as luzes de sinalização do trator estiverem funcionando.
- Ao tracionar cargas pesadas, nunca estique a corrente ligada ao engate bruscamente.
- Quando o motor estiver muito quente, tenha cuidado ao completar a água do radiador.
- Nunca salte do trator em movimento.
- Para sair do trator, antes pare o motor e acione o freio de estacionamento; também é aconselhável retirar a chave do contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.