sábado, 16 de março de 2013

CONSULTA POPULAR VAI EMBASAR AÇÕES DO GOVERNO EM RELAÇÃO A ÁGUA PÚBLICA


Não poderia ser diferente. A primeira declaração oficial do prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, a respeito dos resultados da Audiência Pública da Água, realizada na última terça-feira (12/03), foi de respaldo a medidas de socorro a população. Montagner disse que o cidadão não pode conviver em condições inaceitáveis de água. “Hoje, o centro é melhor, mas, nos bairros, a água é turva e de
péssima qualidade”.
O Governo Municipal vai realizar uma Consulta Popular. O referendo servirá de embasamento legal para medidas que serão tomadas pelo Poder Público. “Eu já vi manifestações de indignação. A população não foi ouvida e, agora, é obrigada a pagar a conta de uma água que não utiliza. Tem uma mãe, lá na Vila Santa Clara, que está incluída no Bolsa Família e tem que comprar água mineral para dar para os filhos”, comentou.
O prefeito informou que o contrato de concessão será revisado, “pois até hoje não apresentou indicativos de benefício à comunidade”.
Pelo contrário, complementou o gestor: “Criou expectativas de que a cidade viraria um canteiro de obras, enquanto, na verdade, apenas impossibilitou o Município de receber recursos do PAC”.
Montagner admitiu que está praticamente perdido um recurso da ordem de R$ 10 milhões para revitalização da Sanga da Riveira. Deste montante, R$ 1,7 milhão seria aplicado em saneamento. “Por causa da privatização, a Caixa não pode liberar recursos para que empresas privadas ganhem dinheiro em cima de investimentos públicos”, complementou.
Em reunião realizada em Santa Maria, com dirigentes da Caixa Econômica Federal, o prefeito ficou sabendo que o prazo para transferência de famílias em áreas de risco (no trecho da Sanga da Riveira) já estava vencido e que nem o projeto de 72 casas a serem construídas tinha sido feito e protocolado junto a Caixa Federal.
São questões pontuais: a qualidade da água e a falta de acesso a recursos federais. O prefeito disse que espera o relatório da Câmara Municipal para pautar novas medidas. Outra decisão, é que o Município realizará coletas de amostras de água em vários pontos da cidade. Hoje, São Gabriel tem 57 bairros. “Vamos mandar para um laboratório e, com base nos resultados, agir com imparcialidade”.

Um comentário:

  1. Finalmente o Prefeito resolveu tomar partido da população! Valeu Prefeito, é assim que se agradece aos votos da maioria! Obrigada por nos ouvir!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, mas se identifique.