segunda-feira, 25 de março de 2013

APÓS PARTICIPAR DE EVENTO EM POA, SANTA CASA CONFIRMA PARALISAÇÃO NO DIA 8 DE ABRIL, EXCETO NOS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA


Na quarta-feira (20/03), uma comitiva da Santa Casa de São Gabriel composta por 28 pessoas, entre elas, o Provedor - Luiz Carlos Venturini Dotto, Administrador - Antonio Fontoura; Dr. Marcos Góes - Procurador Jurídico, bem como, integrantes da Mesa Administrativa, colaboradores da Instituição
nas áreas assistencial e de apoio, esteve participando do “Movimento Tabela SUS. Reajuste Já! em Porto Alegre.
Segundo informações do Provedor - Luiz Carlos Dotto, o evento se realizou no auditório do Ministério Público, com a participação de centenas de pessoas reivindicando o reajuste de 100% da Tabela SUS, especificadamente nos procedimentos de baixa e média complexidade.
O Provedor destaca que na oportunidade, o Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do RS - Julio Dornelles de Matos salientou que a dívida acumulada do SUS com os hospitais deve atingir R$ 17 bilhões neste ano, pois só no Estado, são quase 23 mil leitos, dos quais aproximadamente 16 mil estão vinculados ao SUS, em 245 hospitais filantrópicos (representando mais de 75% da assistência do SUS no RS). Ele afirmou que: “As Santas Casas e os hospitais filantrópicos estão financiando o SUS, quando deveria ser o contrário. Desse jeito, muitos hospitais vão acabar fechando”, alertou Matos. Participaram ainda do evento, a Federação dos Hospitais Filantrópicos de Santa Catarina e da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas daquele Estado. Durante as diversas manifestações, a mobilização ganhou adesão da Assembleia Legislativa do RS, da Frente Parlamentar da Casa Legislativa, da União dos Vereadores, da Federação das Associações dos Municípios e do Governador Tarso Genro.
Já o Administrador da Santa Casa - Antonio Fontoura destaca que ao final do evento foi confirmado o grande ato de Mobilização Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos que será realizado no próximo dia 8 de abril.  Ele ressalta que a referida mobilização está sendo organizada em conjunto pela Confederação das Santas Casas, a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, em parceria com as Federações e Frentes Parlamentares Estaduais, cujo principal objetivo é promover a discussão e um alerta à sociedade sobre o subfinanciamento do SUS, com ênfase na realidade da crise das Santas Casas e Hospitais Beneficentes.
Em relação à Santa Casa local, o Provedor Luiz Carlos Dotto informa que será bloqueado todo o agendamento eletivo no dia 08 de abril, como ação de protesto e sensibilização pública. “Esperamos contar com o apoio das autoridades de saúde municipais, e, Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como, representantes de entidades de classe e toda a comunidade Gabrielense. Durante o ato, a Santa Casa manterá seus serviços de assistência nas urgências e emergências, pois estas, são primordiais para que a população não sofra desassistência generalizada”, finalizou o Provedor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.