quinta-feira, 12 de julho de 2012

Projeto “Conhecendo o MP” chega as escolas


Promotora Ivana Battaglin

Na tarde de quinta-feira (05) foi apresentado a professores de diversas escolas do município, no salão de atos da escola XV de Novembro, o projeto “Conhecendo o Ministério Público, o qual tem como objetivo integrar o Ministério Público com a comunidade, especificamente com as escolas, organizando momentos de divulgação das áreas de atuação institucional, buscando interagir com os temas da comunidade escolar, fortalecendo o exercício da cidadania através da elaboração de atividade cultural-artística que demonstre o que os jovens esperam do MP.
O público alvo são crianças da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas.

O projeto é dividido em etapas, onde a primeira é a que já ocorreu, a qual trata da divulgação do mesmo, que ocorre a partir da disponibilização do material didático às Coordenadorias Regionais de Educação e todas as Promotorias de Justiça da Infância e Juventude.
A segunda etapa é a inscrição dos trabalhos, que deverão apresentar entendimento dos alunos sobre o que esperam do Ministério Público, a partir do conhecimento da função que desempenha nas suas diversas áreas de atuação, sejam elas criminais, direitos humanos, cíveis e patrimônio público, consumidor, infância e juventude, direito de família, meio ambiente e ordem urbanística.
A terceira etapa é a inscrição de dois trabalhos por escola. O período de inscrição é de 20 a 31 de agosto. A ficha de inscrição está disponível no site www.amprs.org.br.
Após serem determinadas as inscrições haverá uma triagem pela comissão organizadora a fim de que haja uma análise da comissão julgadora de apenas quarenta trabalhos, sendo vinte de cada nível. Para a escolha dos trabalhos as comissões observarão a fidelidade ao tema proposto, a qualidade do trabalho inscrito e apresentado, a criatividade e originalidade, além de outros critérios que entenderem convenientes.
No dia 5 de outubro será divulgado no sítio da AMPRS os vencedores, havendo premiação nas duas categorias e nos dois níveis anunciados aos educadores. As escolas que receberem 1º lugar na premiação dos alunos receberão um aparelho data-show.
O projeto é uma realização da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Procuradoria Geral da Justiça e Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.