terça-feira, 26 de junho de 2012

INFORMATIVO DA SANTA CASA

GRIPE A: COM TRÊS CASOS SUSPEITOS EM SG, MÉDICO PNEUMOLOGISTA DR. EDUARDO DREHER HERMES ORIENTA POPULAÇÃO GABRIELENSE SOBRE CUIDADOS E PREVENÇÃO

Recentemente três casos suspeitos de pacientes com o vírus H1N1 Influenza (Gripe A) surgiram em São Gabriel. Um dos pacientes que se encontrava em isolamento internado na UTI, o diagnóstico do exame foi negativo. Já os outros casos suspeitos (duas crianças) ainda permanecem internados em isolamento e aguardando resultado de exame enviado ao Laboratório LACEN, em POA.
O Dr. Eduardo Dreher Hermes - médico com especialidade em pneumologia, integrante do Corpo Clínico da Instituição, bem como também atende na rede básica de saúde. O médico explica que a Gripe A, também conhecida como gripe suína, pode causar uma ampla variedade de sintomas, incluindo febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dores pelo corpo, fadiga e calafrios. Algumas pessoas também relataram diarréia e vômito associados à gripe A do subtipo H1N1 (gripe suína). Assim como na gripe sazonal comum, os sintomas da gripe A podem variar de moderados a graves.
Segundo ele, os sintomas graves da gripe A podem incluir pneumonia, insuficiência respiratória, e até levar à morte. Certos grupos têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da gripe A, como mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Algumas vezes infecções bacterianas podem ocorrer ao mesmo tempo ou depois da infecção por gripe A e ocasionar pneumonia, infecções no ouvido e sinusopatia.
O Dr. Eduardo salienta que a principal forma de transmissão é de pessoa para pessoa através de gotículas provenientes da tosse e espirro. Isso pode ocorrer quando gotículas da tosse e espirro de alguém com gripe A são propelidas no ar e depositadas na boca ou nariz de pessoas por perto. O vírus da gripe A também pode ser transmitido quando a pessoa toca gotículas respiratórias em outra pessoa ou objeto e então toca a própria boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos.

Quantos aos cuidados, o Dr. Eduardo Hermes destaca que pessoas com gripe A cuidadas em casa devem:
* Verificar com seu médico sobre cuidados especiais que pode ser necessários se a pessoa com gripe A estiver grávida ou tiver doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, asma ou DPOC.

* Checar com seu médico se precisa tomar medicamento antiviral como Tamiflu ®.

* Ficar em casa (exceto para procurar atendimento médico e outras necessidades) por 7 dias depois do aparecimento dos sintomas da gripe A, ou até 24 horas depois dos sintomas desaparecerem.

* Beber muitos fluidos para se manter hidratado.

*Descansar bastante.

* Cobrir a boca ao tossir e espirrar.

* Limpar as mãos freqüentemente.

* Usar máscara facial quando compartilhar espaços em comum com outras pessoas.

* Evitar contato com outras pessoas: não ir ao trabalho nem à escola.

* Ficar alerta para sinais de emergência que podem indicar procura por atendimento médico.

Já a proteção contra a gripe A de outras pessoas na casa deverá ser da seguinte forma:

* A pessoa com gripe A não deve receber visitas a não ser do médico.

* Se possível, ter apenas um adulto cuidando da pessoa com gripe A.

* Pessoas de grupo de alto risco de complicações decorrentes da gripe A devem manter distância do indivíduo doente. Se o contato for inevitável, considere o uso de máscara facial.

* Todas as pessoas na casa devem limpar as mãos freqüentemente com água e sabão ou álcool em gel.

* Use papel descartável para secar as mãos depois de limpá-las.

* Mantenha boa circulação de ar na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.