Estudantes querem saída de reitora
Os estudantes do campus de São Gabriel da Universidade Regional da Campanha (Urcamp) fizeram novo protesto ontem. Desta vez, cerca de cem estudantes bloquearam a entrada da instituição, na Rua Corredor Reúna, com pneus, e impediram a passagem de estudantes. Os manifestantes reivindicam a renúncia da reitora, Lia Quintana, em função da retenção de verbas do campus gabrielense em Bagé, sede da instituição.
Desde o dia 15 deste mês, os universitários protestam por esclarecimentos sobre as movimentações financeiras do campus. A greve dos estudantes, que nos primeiros dias foi acompanhada por professores, dura 14 dias.
– Não vamos voltar às aulas até que a reitora renuncie. Nossa condição para negociação é a renúncia da reitora Lia Quintana, porque, até agora, ela não nos deu explicações sobre os motivos de ter pego a verba do campus de São Gabriel. Nos próximos dias, vamos levar a greve para outros campi e seguiremos assim por tempo indeterminado – afirma o líder da manifestação, Tiago Battaglin, 32 anos, estudante de Direito da Urcamp.
A visita da reitora era aguardada na tarde de ontem, quando havia sido informado que ela iria para o campus para nomear novo pró-reitor, pois o antigo ocupante do cargo, Antônio Bevilacqua, renunciou no dia 15, quando a mobilização começou. Ele teria deixado o cargo em função do não cumprimento das promessas de campanha de Lia, nas quais estariam incluídas autonomia do campus e eleições.
Na tarde de ontem, a reitora Lia não foi para São Gabriel em função de uma reunião com o Conselho Universitário. A nova data para a visita é hoje, às 17h, quando ela terá uma reunião com funcionários e professores. Conforme a Chefia de Gabinete da reitora, Lia estaria renegociando dívidas da universidade que somam cerca de R$ 120 milhões em tributos não pagos há 40 anos em todos os campi.
Fonte: Diário de Santa Maria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.