O otimismo em relação ao futuro está mais presente entre os empresários gaúchos. É o que sinaliza o Índice de Confiança do Empresário do Comércio gaúcho (ICEC-RS) no mês de março, que registrou 130,1 pontos, melhora de 4,8% frente a fevereiro. A informação é do presidente do Sindilojas, Aljaci Britto (foto).
Segundo ele quando questionados sobre a confiança na situação atual, expectativas para o futuro e investimentos, o indicador que reflete a confiança no futuro segue o mais alto, marcando 162,8 pontos, à frente da percepção quanto à situação atual (114,1 pontos) e do nível de investimentos, que teve o acréscimo percentual mais expressivo, de 7,2%, mas atingiu uma menor pontuação: 113,6.
A pesquisa, que é realizada pela CNC e divulgada nesta segunda-feira (9) pela Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS), mostra que para as empresas com número de funcionários superior a 50 o índice apresentou elevação mais robusta (8,4%), chegando a 159,1 pontos. Para empresas com até 50 funcionários, a confiança teve acréscimo de 4,77%, chegando a 129,6 pontos. Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Zildo De Marchi, a elevação no índice pode ser atribuída à continuidade do ciclo de redução de juros e às recentes medidas anunciadas pelo governo, que visam prorrogar e ampliar as reduç&ot ilde;es de IPI.
Na classificação por segmentos, quem puxou o comportamento positivo do Icec, pelo segundo mês consecutivo, foram os segmentos de duráveis e semiduráveis, com elevações de 6,7% e 7,0%, respectivamente. O segmento de não duráveis também apresentou elevação, porém mais modesta (1,3%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, mas se identifique.