sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

SINTEC-RS CONTESTA PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA EM SÃO GABRIEL

O Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado do Rio Grande do Sul (SINTEC-RS,) anunciou hoje, dia 21, em Porto Alegre, que a entidade contesta a privatização dos serviços de abastecimento de água e esgoto em São Gabriel. O SINTEC-RS une-se as entidades, instituições e a comunidade em defesa da água como um bem público.
De acordo com os diretores do SINTEC-RS, os que defendem a privatização da água caminham na contramão dos interesses coletivos. “A privatização é socialmente desastrosa”, afirmam os dirigentes.
A Diretoria cita como exemplo o serviço de abastecimento de água de Uruguaiana que não mais é feito pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), mas pela empresa Foz do Brasil, do grupo Odebrecht. “Agora o povo paga muito mais”, afirma.
O SINTEC-RS também contesta a privatização da água nos municípios de São Luiz Gonzaga,Santa Cruz do Sul, São Gabriel e São Borja.Todos têm editais para licitar a concessão dos serviços de água e esgoto sendo analisados, atualmente, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No mundo, cidades como Paris já experimentaram a privatização, mas a experiência foi mal recebida pelos moradores, que preferiram a volta do atendimento por companhia pública. A Itália já rechaçou, em plebiscito, a ideia de delegar à iniciativa privada os serviços de abastecimento de água e saneamento.

Ricardo Nerbas
Presidente do SINTEC-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.