terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bombeiros orientam cuidados com fogos de artifício

Natal e final de ano fazem crescer o consumo de fogos e de acidentes.
Com a chegada das festas natalinas e final de ano, cresce o consumo dos fogos de artifício e os riscos de acidentes. O Corpo de Bombeiros de São Sepé alerta para os cuidados que as pessoas devem ter ao manusear os fogos.
Os bombeiros orientam que as pessoas só comprem fogos de artifícios em estabelecimentos credenciados, que tenham o alvará de funcionamento. Evite comprar em lojas de fabricação caseira, pois elas não têm garantia da qualidade de fabricação, funcionamento e armazenagem.
Oriento os pais a ficarem atentos com as crianças, pois em tempo de festas se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próxima de seus olhos poderá causar sérios danos. Caso o rojão falhe na hora de soltar os fogos, a pessoa deve esperar pelos menos um minuto na posição para o alto para que não venha explodir próximo ao rosto.
Em casos de acidentes envolvendo queimaduras, não se deve passar creme dental ou manteiga no local. Se a lesão for superficial, a pessoa pode colocar a parte atingida sob água corrente. Caso a queimadura seja mais profunda (de segundo e terceiro grau), procure rapidamente um médico ou ligue 193, que uma equipe do Corpo de Bombeiros rapidamente estará no local.
Existem quatro classes de fogos de artifícios: a classe “A” e “B” de uso domestico, a “C” de uso adulto e a classe “D” de uso profissional. Para soltar os fogos, a distância mínima é de 10 metros das residências, escolas, veículos e hospitais.
Os vendedores devem ter conhecimento técnico de manuseio dos fogos de artifício, para poder orientar os clientes e não podem vender para menores de 18 anos. Para melhor orientação, na embalagem estão todas as instruções.
Renato Dutra Pereira -1º Sgt Bombeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.