sexta-feira, 23 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

Estiagem a vista

Cacaio apela por Ação Efetiva do Executivo para a perfuração de poços artesianos

Na sessão ordinária da quinta-feira (22), o presidente do Legislativo - vereador Carlos Alberto Lanes (Cacaio) - Líder da Bancada do DEM, ocupou a tribuna para manifestar preocupação em relação as dificuldades que os produtores rurais e moradores no interior do município já começam a enfrentar na questão da falta de água em suas propriedades e em seus próprios domicílios. Segundo Cacaio a perfuração de poços artesianos em nas localidades do interior é de extrema necessidade e de forma urgente, pois se aproxima o verão, mais uma estação seca e infelizmente a situação só tende a piorar. “Nossos amigos do interior já vem sofrendo muito, nos últimos anos com a falta de água, e, lamentavelmente não tivemos nenhuma ação efetiva para solucionar este problema por parte do Poder Executivo, pois ano após ano, este povo tem sofrido terrivelmente com a falta de água, inclusive chegando ao ponto de transportarem água da cidade até o interior para consumo próprio, onde até as próprias escolas enfrentam problemas em relação ao abastecimento de água, somente na escola do Santo Antônio a situação foi resolvida, com a perfuração de um poço artesiano”, afirmou o presidente.
Cacaio ressaltou: “Todos nós sabemos que sem água ninguém vive, água é fundamental à nossa existência, pois não há um dia sequer que possamos passar sem utilizá-la. Faço um apelo ao Executivo para tratar deste assunto com muita seriedade e preocupação, para que nossos produtores que batalham tanto pela produção primária não sofram para abastecer o seu gado, manutenção de seus estábulos, para o próprio consumo e de suas respectivas famílias. É lamentável que o Executivo não tenha tomado uma posição mais drástica em relação ao assunto, mas ainda há tempo, pois poço artesiano se perfura de um dia para o outro e tem se visto que isso não é oneroso de mais. Água é saúde, pois se este líquido precioso estiver contaminado, ocasionará muitas doenças e com certeza trará mais gente para “encher” o nosso hospital”, asseverou o presidente.
Ao final de sua manifestação, Cacaio convidou os demais vereadores, para que juntamente com o Prefeito Municipal e o Secretário Municipal de Agricultura, viagem à Porto Alegre em busca de uma solução imediata. “Se falta recursos ao Executivo para contratar uma máquina perfuratriz, podemos nos socorrer da Corsan, ou até mesmo, apelar veementemente ao Governo do RS, especialmente a Secretaria de Obras do Estado, para que se esta possuir o referido maquinário, coloque-o à disposição para realizar os serviços tão necessários ao nosso homem rural”, finalizou Cacaio.

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

A Sessão Legislativa de Quinta-Feira (22), foi presidida pelo presidente - vereador Carlos Alberto Lanes (DEM) e secretariada pelo vereador Adão Santana (PTB).

ORDEM DO DIA

Veto do Poder Executivo - Ao Projeto de Lei nº 069 - Estabelece o Plano de Auxílio e Subvenções para o exercício de 2011, autorizando a concessão.

Foram apregoados os seguintes Projetos de Lei:

De autoria do vereador Valdomiro Lima (PSDB) - Projeto de Lei nº 097 - Declara de Utilidade Pública a Associação Comercial e Industrial de São Gabriel/RS.

De autoria do Poder Executivo - Projetos de lei nº 084- Altera o rt. 30 da Lei Ordinária nº 2.808/2004, revogando o Art. 8 da Lei Ordinária nº 2.816/2004 e nº 025 - Altera o Art. 4º, da Lei Ordinária nº 3.248/2009; nº 058 - Autoriza o Poder Executivo a firmar convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, para o arranjo produtivo local do leite (APLL).

De autoria do vereador Rui Lucas (PR) - Dispõe sobre a reserva de espaço destinado à pessoas portadoras de necessidades especiais em eventos de entretenimento realizados no município de São Gabriel.

Cumpriu Primeira Pauta o seguinte Projeto de Lei:

De autoria do Poder Executivo - Projeto de Lei nº 094 - Autoriza o Poder Executivo à adquirir e fazer cessão de uso de equipamentos de laticínios, a empresa Lácteos Sul Indústria e Comércio de Leite e Derivados Ltda, através da Lei nº 3.309 de 29 de junho de 2010 (Programa Municipal de Apoio ao empreendedorismo)

Cumpriu Segunda Pauta o seguinte Projeto de Lei:

De autoria do vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) - Projeto de Lei nº 040- Dispõe sobre a implantação de um sistema para identificar crianças e adolescentes fora da escola.

De autoria do vereador Adão Santana (PTB) - Projeto de Lei nº 028 - Dispõe sobre o conhecimento aos alunos sobre a biografia das personalidades que denominam as escolas municipais.

Foram aprovadas as seguintes Proposições Legislativas:

De autoria do vereador Claudiomiro Borges (PR) - Pedidos de Providências nº 209 - Que seja construído um abrigo na parada de ônibus na rua Sinhá Abbott no bairro Santo Antônio próximo ao nº 106 para as pessoas que utilizam o transporte público municipal; nº 210 - Que seja feito patrolamento e encascalhamento da Travessa Elevi Santos Godoy, no bairro Santa Regina e nº 211 - Que seja feito patrolamento e encascalhamento da Travessa Padre Cruz Jobim, na Vila Rocha.

De autoria do vereador Adão Santana (PTB) - Pedidos de Providências nº 207 - Que seja colocado uma placa de sinalização de PRE, no entroncamento da rua João Manoel com a Abel Corrêa, garantindo assim menor possibilidade de acidentes, pois muitos motoristas desenvolvem uma velocidade acima do permitido no local; nº 208 - Que se proceda melhorias do tipo recape asfáltico na rua Plácido de Castro em toda a sua extensão com início no entroncamento da Cel. Soares até o entroncamento da Mascarenhas de Moraes e nº 212 - Que seja estudada a possibilidade da construção de uma ciclovia na rua Sebastião Menna Barreto, com o intuito de beneficiar os usuários deste meio de transporte visando sua segurança. Voto de Congratulações nº 48 - Ao Conselho Municipal do Idoso, extensivo à todos os idosos pelo seu dia, 27 de setembro e Projeto de Indicação nº 58 - Que as placas de sinalização onde existam as “Lombadas” seja colocadas à 50 metros antes da placa e uma outra próxima ao redutor para que não ocorra acidentes ou danos materiais nos veículos, já que os condutores muitas vezes só vêem o redutor quando estão bem próximos, não havendo tempo para a freagem,

GILBERTO MELLO – ASSESSOR DE IMPRENSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.