sábado, 20 de agosto de 2011

Neste domingo, começa a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

A partir do próximo domingo (21), São Gabriel vivenciará a importância de uma sociedade inclusiva, garantindo espaços a todas as pessoas sem prejudicar aquelas que não conseguem ocupá-los. A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação estarão realizando até a sexta (26), a 11ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, com diversas atividades que variarão de concursos, palestras e uma caminhada, entre outras ações.
Com o apoio do Núcleo de Apoio Especializado à Educação – NAEE, Escola Especial Nossa Senhora das Graças, Pró-Down e APAE, as atividades visam a chamar a atenção da comunidade para o conceito de sociedade inclusiva. Segundo as integrantes do Núcleo – formado por Ana Juliana Ximendes, Tatiéli Lermen, Clarissa Silveira e Luciane Ebre, o conceito já vem sendo gradativamente implantado em várias partes do mundo.
“Este conceito é consequência natural do processo de implementação dos princípios de inclusão na educação, no mercado de trabalho, no lazer, recreação, esporte, enfim, em várias áreas. Convidamos à comunidade para que participe, é importante para a construção de uma sociedade melhor”, frisou Tatiéli Lermen. Confira a programação da semana:
21/08 – Domingo
Abertura da 11ª Semana, com o pronunciamento do Secretário de Educação, Hélio Lemos Menna, nas emissoras de rádio locais.
22/08 – Segunda-feira
8h e 13h – Abertura nas Escolas Municipais com o lançamento dos concursos de melhor desenho (1º e 3º ano) e melhor poema (4ª à 8ª série) nas Escolas Municipais, com o tema “Uma Escola Para Todos”
10h – Celebração na Capela Nossa Senhora da Conceição, na Santa Casa
23/08 – Terça-feira
8h30 – Palestra “Desafios Atuais da Educação Inclusiva”, no Clube Caixeiral, com a Dra. Amélia Rota Borges de Bastos, psicóloga e docente da Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
Credenciamento, apresentação do Coral “Mãos Que Cantam”, da Escola Municipal Menino Jesus – CAIC
13h30 – Relatos de Escolas Municipais no Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos, Escolas Especial Nossa Senhora das Graças, APAE-SG e Pró-Down
24/08 – Quarta-feira
Manhã
Troca de Experiências entre Escolas Municipais e instituições;
Mobilização com funcionários da Secretaria Municipal de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva
Tarde
14h – Baile à Fantasia de Integração entre alunos das Escolas Municipais, Pró-Down e APAE-SG no Clube do 9º RCB
25/08 – Quinta-feira
Divulgação e entrega da premiação dos ganhadores, nos concursos de poema e desenho
26/08 – Sexta-feira
13h30 – Caminhada “Passo a Passo Rumo à Inclusão”
Concentração na Avenida Mascarenhas de Moraes, ao lado da Escola Ginásio São Gabriel
Saída pela Avenida Celestino Cavalheiro, indo pelas Ruas Duque de Caxias e General Mallett.
Atividades recreativas na Praça Dr. Fernando Abbott, com o tema “Vamos Brincar na Praça”

Redação: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.