quinta-feira, 17 de março de 2011

“O povo está descontente e quer mudança já! Chega dos mesmos!”, diz Fátima Brittes

Dando continuidade a sequência de entrevistas, o Cenário de Notícias - Jornal Bom de Ler - traz essa semana uma entrevista exclusiva com a presidente do Partido Verde (PV) de São Gabriel, a advogada Fátima Brittes, a qual participa do Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel. Confira abaixo.

1- Ano de 2012 já é o mais comentado no meio político local. Como o PV está se preparando e pretende participar deste pleito, já que nas eleições presidenciais teve coragem e lançou uma chapa majoritária?
Pela primeira vez estamos ocupando este espaço de comunicação, eu estou tendo o prazer de ser a porta voz de todo um movimento (iniciado nas eleições para Presidente), para avançar a realidade de São Gabriel com a “visão verde de meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, o que faço para prestar também um serviço de comunicação ao povo de São Gabriel, pois como mencionaste na pergunta tivemos “coragem” de fundar o Partido Verde em São Gabriel e apoiar a Candidatura de Marina Silva para Presidente. Digamos que não foi coragem, mas sim, acreditar na mudança, por acreditar nas promessas de mudança da nossa candidata, e nos valores básicos do Partido Verde, quais sejam: a ecologia, cidadania, democracia, justiça social, liberdade de expressão, municipalismo (fortalecimento do poder local), a espiritualidade, pacifismo, multiculturalismo, cidadania feminina e o saber (investimento no conhecimento).
O objetivo geral para as próximas eleições é apresentar o Partido Verde a comunidade gabrielense como uma nova força real político-partidária que visa oferecer a cidade um projeto de desenvolvimento econômico e social que não se contraponha aos interesses e direitos do cidadão. Nossa Justificativa é promover o crescimento econômico e social e acompanhar as transformações no mundo nos seus diversos campos é inevitável e lógico em São Gabriel, porém, o que se busca dentro deste contexto, é conscientizar o ser humano, as autoridades públicas e privadas, intelectuais entre outros, de que tudo isto é possível desde que não se coloque acima da vida, interesses pessoais ou de grupos dominantes que só querem lucrar cada vez mais sem se preocupar com o futuro da cidade e das próximas gerações. Por isso, o Partido Verde surge em meio a essas mudanças em São Gabriel, como uma alternativa REAL e apresenta uma nova proposta para o progresso de nossa cidade, baseada no Projeto de desenvolvimento sustentável. Diante dos fatos, em que nossa cidade se encontra, os VERDES entendem que só protesto, bandeiras pretas, movimentos sem causa, e discursos não são o suficiente para mudar essa situação de agressão, falta de respeito com nossos bairros e vilas. E principalmente de agressão ao Meio Ambiente, basta darmos uma volta junto à população ribeirinha (Rio Vacacaí) de nossa cidade e constataremos. Mas alcançar a mão do poder é um caminho que pode dar as devidas condições para o referido desenvolvimento, inclusive já foi feito convite para várias pessoas para participar no próximo pleito como candidato pelo partido Verde, como por exemplo ao atual diretor do jornal Cenário de Notícias, senhor Cleber Giovane e outras pessoas com representatividade na comunidade de São Gabriel.
2- É sabido que a presidente da Comissão do PV, já esteve tanto do lado do atual prefeito, como do ex-prefeito e hoje participa do Grupo Estratégico Por uma Nova São Gabriel. A senhora agora acredita em mudanças na política?
Sim, estive ao lado do atual prefeito, em todas as vezes que ele concorreu, sempre fui sua eleitora e trabalhei nas campanhas para prefeito e deputado. Cumpre esclarecer que nunca fui filiada ao PDT (nem a partido nenhum), sei que é uma pessoa digna, e sempre teve de mim como eleitora todo o meu respeito e meu voto. Infelizmente como a maioria do povo de São Gabriel, me decepcionou, quando desistiu de ser deputado e voltou para São Gabriel. Em minha opinião acho que traria mais retorno para São Gabriel na Assembléia do que como prefeito, seria o candidato natural ao Governo do Estado pelo seu partido,ou seja o PDT. Mas cada um sabe o que faz. Estamos participando das reuniões do Grupo Estratégico por Uma Nova São Gabriel, por acreditar que na política tudo pode mudar, tudo pode ser renovado, e porque que em São Gabriel tem que ser diferente? Considerando que este grupo veio para o fortalecimento de propostas inovadoras, temos que apoiar. Creio que este grupo não se aprisiona na estreita polarização Balbo X Rossano. Situa-se à frente. Estando aberto ao diálogo com todas as demais forças políticas com o objetivo de levar à prática as propostas e programas às comunidades de São Gabriel. Estamos participando para tentarmos nos organizar, agregando forças com pessoas que já participaram ou participam da política local e que estão vendo que o povo está descontente, quer mudança já! Chega dos mesmos... Precisamos obter respostas do poder através dos diversos níveis do legislativo e executivo, para a execução dos programas ao qual se comprometeram em campanha a nível local, acredito nesta nova filosofia de política a que se propõe o Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel.
3- Como a senhora vê o Grupo Estratégico Por uma Nova São Gabriel?
“Vamos, aproveite o mundo! Se não for você, quem será? Se não for hoje, quando, então? Mãos a obra!” (Gabriel Colle).
Com este pensamento de Gabriel Colle, inicio minha manifestação quanto ao Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel.
Creio que este grupo identifica-se com o ideário da maioria da população gabrielense no compromisso com as aspirações da grande maioria trabalhadora da população e na solidariedade com todos os setores excluídos, oprimidos e discriminados. Defendem a sociedade como um todo, defendem a criação de renda para o povo, a saúde, a justiça social, o papel regulador e protetor do poder público em relação aos desfavorecidos e os interesses da maioria dos cidadãos gabrielenses, não só diante do poder econômico, como privilégios corporativistas. O Grupo Estratégico Por uma Nova São Gabriel, a meu ver, busca uma nova maneira de se fazer política, novos caminhos para os problemas conjunturais da cidade nas próximas eleições de 2012.
4- O PV é hoje, como a senhora disse partido pequeno que vem se estruturando na cidade. Qual será a sua estratégica para expandir o partido e torná-lo maior?
Sim o PV em São Gabriel, é um partido pequeno em relação aos demais, está nascendo, amadurecendo, e há quem diga que não vai nem amadurecer...mas na minha opinião tem partido em São Gabriel que nem amadureceram e caíram de podre. Voltando a pergunta, sim o PV está se estruturando na cidade desde as últimas eleições para presidente, onde lançamos a idéia. E os resultados todos sabem, as urnas mostraram que nossa candidata Marina Silva, obteve a expressiva votação de quase cinco mil votos, além do que trabalhamos pela majoritária, apoiamos todos os candidatos do PV, para Presidente, Governador, Senador e Deputado Estadual e Federal. Aproveitando a oportunidade quero agradecer a população de São Gabriel que confiou no nosso trabalho e depositou na urna a resposta que tanto esperávamos... por que? Porque, tentamos passar para a população o projeto do Partido Verde que a princípio, como referido na primeira pergunta, será apresentado à comunidade gabrielense, como uma nova força real político partidária que visa oferecer a cidade um projeto de desenvolvimento econômico e social, com várias metas a serem cumpridas, estruturar e organizar o partido em São Gabriel, desenvolver uma campanha para filiação de cidadãos ao Partido, desenvolver ações junto à comunidade principalmente para conscientização, preservação do meio ambiente e projetos de sustentabilidade, e por último transformar simpatizantes em militantes e filiados e quem sabe... Eleger um vereador, e com certeza num futuro bem próximo um prefeito.
5- Qual a sua análise a respeito da atual administração?
Certa ocasião alguém me disse: não tire aquilo que você não deu!!!! Pois bem. Falar da atual administração é complicado. Pois não votei no atual prefeito, por razões que todos sabem. Mas falo como cidadã gabrielense, que dia após dia, como profissional liberal na área da justiça, me deparo com pessoas e situações que não condizem com a realidade daquilo que foi prometido em campanha. Creio que tanto na administração anterior quanto na atual, existem situações que nem mesmo o prefeito pode resolver, e não podemos desconsiderar que o Tribunal de Contas, o Ministério Público, enfim a Justiça, estão sempre cumprindo o seu papel, ou seja, fiscalizando as ações daquele que foi eleito para governar a cidade. Cabe ao prefeito se aliar de pessoas dignas e que tenham os mesmos objetivos para a cidade., cobrar trabalho, pois quem não é cargo de confiança é concursado, tanto um quanto o outro tem o dever de trabalhar, recebe dos cofres públicos para exercer tal função. Na administração atual, existem pontos a serem revistos, existem muitas falhas, ficamos sabendo de irregularidades que ocorrem nas secretarias, projetos que não estão sendo executados, etc. creio que poderiam estar fazendo mais pela nossa população, o nosso povo está carente, de saúde, trabalho, educação, etc...Acompanhei a administração do prefeito Rossano em outras épocas, estive na administração do ex-prefeito Balbo e é por estas razões que não me cabe julgar a atual administração, cabe-me a mim, querer transformar, mudar e isso eu posso, com meu voto, esta é minha arma, e de todo o cidadão que não está contente com a atual administração, vivemos numa democracia e tendo a oportunidade, vamos fazer valer aquilo que pensamos e acreditamos...podemos, basta querer.
Considerações finais.
Agradeço ao diretor do Jornal, Cleber Giovane Silveira e sua equipe pela oportunidade de responder o que me foi questionado, quanto ao Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel, reitero todas as palavras dos que me antecederam: Tita, Tani, Inocêncio, que foram questionados sobre o mesmo assunto. Gostaria de agradecer como presidente do Partido Verde de São Gabriel, a toda a nossa Comissão Provisória, que não mediram esforços para trabalhar e levantar a bandeira do PV em São Gabriel. Agradecer aos simpatizantes e militantes a oportunidade e dizer que o PV a nível municipal, estará sempre na luta pelo fortalecimento do desenvolvimento ecologista e pela realização das suas propostas. Na estreita relação entre a questão ambiental e a questão social, que é a base da proposta verde para uma vida melhor. Os problemas tanto sociais como ambientais devem ser tratados numa perspectiva íntegra e sistêmica para realmente terem efeito sobre a qualidade de vida da população gabrielense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.