sexta-feira, 4 de março de 2011

“Essa é a pior administração que São Gabriel já sofreu”, diz Inocêncio Gonçalves


O Cenário de Notícias - Jornal Bom de Ler, visando o bem comum da comunidade de São Gabriel, traz nesta semana mais uma entrevista exclusiva. Desta vez, nossa equipe foi recebida pelo presidente do Partido Progressista (PP), o empresário rural, Inocêncio Gonçalves. Entre os diversos assuntos, Inocêncio falou da importância da oxigenação na política local e o quanto a cidade está perdendo. Gonçalves também comenta sobre o Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel, o qual vem se desenvolvento para mostrar para comunidade propostas concretas de crescimento. Confira abaixo as perguntas respondidas pelo nosso entrevistado da semana.

1 – Como presidente do Partido Progressista (PP), como o senhor define esse ano que precede às eleições municipais?
A gente define como de uma importância geral. Para os partidos políticos esse ano tem a importância das convenções municipais, que é o que vai dirigir os trabalhos visando o pleito de 2012, onde teremos a indicação de possíveis candidatos à majoritária e certamente a nominata de candidatos a vereadores. Agora, veja bem, a importância de se formar um diretório dentro do seu partido, aonde poderá haver disputas, e a intenção e pretensão de candidatos para fazer parte da nossa eleição municipal. Nós, dentro do PP, temos o exemplo da eleição passada, onde existia a indicação do meu nome para concorrer a vice, junto com o ex-prefeito Balbo, e tinha um nome candidato a prefeito. Foi uma eleição disputada, onde venceu o nosso nome, mas um grupo que apoiava esse outro candidato não tinha pretensões a nada, queria simplesmente impedir a minha candidatura na chapa do ex-prefeito Balbo. Desta forma eu considero de suma importância essas convenções municipais. Então, esse ano que precede o pleito de 2012 é de fundamental importância de se formar um diretório consistente, da confiança das aspirações que temos dentro do Partido Progressista.
2 – O PP participou nas eleições passadas na chapa majoritária como vice, chapa essa que foi vencida pela atual administração. Qual a sua avaliação como presidente, a respeito do seu partido, PP, estar fazendo parte da atual administração municipal?
Na verdade, O Partido Progressista não faz parte do atual governo. Existem nomes, filiados ao PP, que estão trabalhando juntamente com o prefeito municipal. Nós, desde o começo, somos oposição, seguiremos oposição pela instrução que temos do atual diretório, até que mude, se é que pode mudar, nós seguiremos mantendo a linha de oposição ao governo municipal. Eu quero dizer que destas pessoas que trabalham no governo, algumas já tiveram uma certa elegância, uma certa delicadeza em pedir o desligamento do Partido Progressista, por entender que não estão alinhados com o pensamento do partido. Mas, infelizmente, ainda existem pessoas, que eu não sei por qual interesse, seguem filiadas ao PP e seguem prestando atendimento com o atual prefeito municipal. Mas estamos discutindo junto com a Executiva Estadual, junto com os membros do PP em São Gabriel, que atitude tomaremos. Já foi, inclusive, enviado correspondência à integrantes do partido que estão na administração, não recebemos ainda resposta nenhuma, mas isso aí certamente será debatido dentro do diretório, para que atitudes como essa não venham de encontro com aquilo que o PP de São Gabriel tem como orientação, seguir na oposição ao governo municipal.
3 – Sabemos que o senhor está participando do Grupo Estratégico Por Uma Nova São Gabriel. Como o senhor vê esse grupo? O senhor acredita em mudanças no cenário geral da política gabrielense?
Veja a importância desse grupo, que se formou em cima daquilo que o município, que a coletividade está esperando para uma Nova São Gabriel. Nós estamos reunidos com gente de todo segmento, segmento social, segmento político, segmento de pessoas que querem o bem para São Gabriel. Eu acredito que esse grupo tenha surgido justamente em cima desses problemas que estão ocorrendo na administração municipal, pois após vermos a declaração e o rompimento da vice-prefeita, nós podemos dizer que essa última eleição foi um estelionato eleitoral, porque nada daquilo que foi tratado entre a chapa vencedora se cumpre, nada daquilo que tem em promessas de campanha são executados. O que vem acontecendo nessas últimas eleições, principalmente nesta, ficou uma característica muito forte, você faz uma coligação, escolhe um candidato a vice, escolhe os partidos que vão lhe apoiar e no momento em que você venceu a eleição, você despreza como se estivesse desprezando qualquer outra coisa que não um ser humano, você esquece os compromissos de campanha, você esquece tudo aquilo que você disse de casa em casa, de bairro em bairro, nos comícios, enfim, na sua trajetória durante a campanha eleitoral. Acho que esse grupo vem pensar numa nova filosofia, numa nova linha de se fazer política em São Gabriel, de realmente se ter compromisso com as pessoas, com a coletividade, com tudo aquilo que o nosso povo anseia para o melhor de São Gabriel. Quando falo em estelionato eleitoral, vejo a desconsideração do atual prefeito com associações de bairros, com a vice-prefeita, com o provedor, que foi seu parceiro e que muito lhe ajudou na campanha eleitoral, vemos o descaso com a saúde, o tão falado fim das filas, hoje, dito pela própria vice-prefeita que nunca existiu, o tratamento dado à Santa Casa, que seria prioritário, está aí o provedor Roque para garantir que nunca saiu do papel. Inclusive, essas pessoas vieram a se afastar do prefeito justamente porque aquilo que foi traçado como meta, como promessa de campanha, como aquilo que seria o bom para São Gabriel, não foi feito. Então esse grupo, quando se reúne, é para firmar um compromisso, não para ganhar eleição e nem para dizer que dentro do grupo existem candidatos, a sociedade vai dizer quem serão os candidatos no futuro, mas isso será dito pela melhor maneira, que é em cima de trabalho de grupos que irão dizer que São Gabriel quer uma nova linha política, um pensamento novo das coisas que tem que mudar, chega de ser aquela mesmice, de ganhar a eleição e no outro dia esquecer os compromissos assumidos.
4 - 2012 é ano eleitoral. O senhor é pré-candidato a prefeito ou pensa em reeditar a dobradinha da eleição passada, Balbo e Inocêncio?
Acredito que ainda seja cedo para se falar em candidaturas, o nome está na rua, o partido é muito forte, quer uma candidatura, mas ainda não se pensou exclusivamente no nome. Nós queremos fazer alguma coisa por São Gabriel, queremos participar, o nome está a disposição, o partido tem mais nomes que poderão encabeçar a chapa ou fazer uma dobradinha com qualquer outro candidato que acharmos que tenha viabilidade política e que tenha um compromisso assumido com São Gabriel para cumprir. Nós pensamos em conversar, temos freqüentado a reunião desse grupo para justamente ouvir e saber o que realmente nós queremos para São Gabriel. Não é impossível dizer que vá se reeditar uma dobradinha com o Balbo ou que o partido queira que a gente faça uma linha de frente para colocar o nome juntamente com esses companheiros que querem essa mudança para São Gabriel, procurar o melhor e de repente ser candidato ou fazer parte de alguma outra chapa também buscando sempre o bem da nossa coletividade.
5 – Qual a sua avaliação da administração municipal? O senhor compararia esta com alguma outra?
Não! De maneira nenhuma eu poderia comparar esta administração com qualquer outra já existente em São Gabriel. Com tristeza e com tranqüilidade posso dizer firmemente: Essa é a pior administração que São Gabriel já sofreu. Torço, como gabrielense, que as coisas mudem, mas vejo que há muita dificuldade do atual prefeito com seu grupo, para fazer alguma coisa por São Gabriel. Já se passaram dois anos e o que a gente viu? Obras, muito pouco, algumas citadas pelo governo como a do Lavapé, que foi feita, e muito mal feita. As obras dos banheiros, tão citadas e tão caras, feitos, mal feitos, durante a noite o pessoal inclusive não pode ocupar porque está fechado. Falam da praça ecológica, que há tanto tempo está lá, que não sei também qual o bem trará para São Gabriel. Tivemos o Pró Jovem, tão falado, tão destacado e uma sorte muito grande para São Gabriel porque o prefeito tinha ligação com o Ministro do Trabalho, houve um problema muito grande ou o nível de instrução foi baixíssimo, está a preocupação já na Câmara de Vereadores, porque até hoje nenhum desses jovens conseguiu emprego em São Gabriel. Foi um dinheiro muito forte que entrou aqui e muito mal aproveitado. Temos aí o concurso público, tão solicitado pela categoria de funcionários públicos e tão falado aos quatro cantos da imprensa da cidade, e o que vimos? Um cheiro forte de irregularidade, de favorecimentos à alguns candidatos, que está criando um certo constrangimento à administração municipal. Além de comprovar, eu, como produtor rural, vejo o estado das nossas estradas. Nunca houve, durante o verão, umas estradas em tão péssimas condições de trafegabilidade. Os nossos bairros e vilas, completamente abandonados, sempre com aquela promessa de que o novo secretário virá, que o programa será feito e será cumprido. Mas a realidade é o abandono total das nossas vilas. Eu não vejo como dizer que esse governo chegue perto de algum outro de São Gabriel, sem falar no grande problema do povo mais sofrido, mais humilde na questão da saúde pública, o abandono dos postos municipais, a recarga completa em cima da Santa Casa, o prefeito alegando que passa muito dinheiro para a Santa Casa, mas repassa dinheiro juntamente com todo o compromisso e responsabilidade para a Santa Casa Administrar. Eu acho que no momento em que tivéssemos mais atendimento, mais dedicação aos postos de saúde, aliviaria mais o serviço da Santa Casa. Isso não são queixas daquele que foi oposição e que segue como adversário político, mas de um gabrielense que sente que São Gabriel está parada, está completamente no caminho inverso do progresso. Eu não vejo nada chegar de bom na cidade, só somos notícias na grande mídia em casos ruins, notícias tristes, como o da dengue. Lamento profundamente e gostaria que a administração municipal conseguisse se recuperar de alguma maneira, para tentar aliviar o sofrimento da nossa gente tão querida de São Gabriel. Não existe governo para comparar com a atual administração.

Considerações finais...
Deixo um abraço ao Cenário e quero dizer da importância de um órgão de comunicação independente, de buscar realmente ver onde estão as dificuldades de São Gabriel, não para criticar, ver, apontar, para seguirmos no caminho e tentar a melhoria de todos os nossos munícipes e gostaria de dizer a todos que quero trabalhar, ajudar São Gabriel, juntamente com o Partido Progressista, mas como cidadão. Dizer que vamos acreditar que as coisas têm que melhorar, não pode ficar da maneira que estão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.