quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dois meses se passaram e cadê o relatório das diárias?


Há exatamente dois meses e um dia, o Jornal Cenário de Notícias encaminhou ao Gabinete do Prefeito Rossano Gonçalves e à Secretaria de Fazenda, um pedido de informação que faria parte de uma matéria especial que é de interesse da comunidade. O diretor do Cenário de Notícias, Cleber Giovane Silveira, disse que foram enumerados 8 pontos bases para montagem da matéria sendo eles:
1 - Gastos mensais do Orçamento do Poder Executivo com diárias em 2004, 2008, 2009 e nos meses de Janeiro a Agosto de 2010;
2 - Gastos do Prefeito com diárias, de Janeiro a Dezembro de 2009 e de Janeiro a Agosto de 2010;
3 - Gastos dos Secretários Municipais com diárias, de Janeiro a Dezembro de 2009 e de Janeiro a Agosto de 2010;
4 - Valor atual das dívidas de Curto Prazo e da Dívida Fundada;
5 - Valor atualizado da Dívida Consolidada Líquida
6 - Porcentagem da dívida sobre a Receita Corrente Líquida;
7 - Valor atualizado das despesas com fornecedores locais (Valor contratado, Valor Empenhado e Valor Pago);
8 - Porcentagem da Despesa com fornecedores locais na Despesa Geral do Gasto Público.
O pedido de informação foi protocolado na Prefeitura no dia 2 de setembro, há exatamente dois meses, e até o momento não foram entregues as informações solicitadas que são de interesse público da comunidade. “Não entendo o porquê da demora destas informações. Acredito que como órgão de imprensa, e, um veículo que visa levar à comunidade uma informação de qualidade, temos todo o direito de receber tais solicitações”, comentou o diretor. Cleber Giovane ainda questiona: alguém sabe quanto custa uma diária do prefeito e de secretários? Quantas são tiradas por mês? Será que são compatíveis com a nossa realidade econômica?
Em aparte: No dia 13 de setembro o secretário Geral de Governo, Artur Goularte, disse em nota que queria agendar uma entrevista, para falar sobre o assunto. Não marcamos a tal entrevista, porque estamos aguardando o material solicitado para estudarmos e, aí sim, dar seguimento a matéria com entrevistas.
Outra solicitação: o vereador Rômulo Farias (PR) também encaminhou uma solicitação de informação de diárias. No dia 5 de outubro, recebeu a informação de que a Secretaria da Fazenda estava realizando o referido levantamento e, assim que concluso, enviaria ao Legislativo. “Estou aguardando, eles tem prazo para entrega destes relatórios, embora que com atraso, mas tenho certeza que vão chegar até minhas mãos”, disse o vereador.
O diretor do Jornal Bom de Ler, Cleber Giovane Silveira tem a esperança de receber os relatórios dos pedidos ainda neste ano, por acreditar que não existe nenhum sigilo. “Sabemos que o nosso pedido é de interesse público e nossa função profissional, além de informar, cabe também a verificação do uso do dinheiro do povo. Entendo que o homem público, como é o caso do prefeito, não dificulte o acesso à informação, pois estamos cumprindo o nosso dever social informativo”, comentou Cleber Giovane dizendo que aguardará até a próxima semana o relatório, “nosso pedido tem fundamento e vamos buscar na justiça, caso não sejamos atendidos, tais informações que são públicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.