quinta-feira, 18 de março de 2010

Urcamp adere ao Projeto "Recomeçar", do Judiciário

Pró-reitor da Urcamp José Rudinei Oliveira

Juiz da Vara Criminal, José Pedro de Oliveira Eckert
O Campus de São Gabriel da Universidade da Região da Campanha (Urcamp) aderiu ao Projeto ‘Recomeçar’, promovido pela Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca Judicial de São Gabriel. A cerimônia de adesão ocorreu neste dia 11, no gabinete do Juiz da Vara Criminal, José Pedro de Oliveira Eckert, somando-se ao ato as presenças da promotora Lisiane Medeiros Villagrande Veríssimo da Fonseca, o defensor público Francisco de Paula Marques, o pró-reitor da Urcamp José Rudinei Oliveira, o coordenador do Curso de Direito Olmiro Ricardo Teixeira, o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Área Criminal do Curso de Direito Ubirajara Azambuja, e o administrador prisional João Vanderlan, do Presídio Estadual de São Gabriel.
Na oportunidade, Judiciário e URCAMP firmaram Termo de Compromisso, no qual a universidade, através do seu curso de Direito, se comprometeu em prestar assistência jurídica aos detentos. O trabalho de assistência jurídica será prestado pelo Núcleo de Prática Jurídica da Área Criminal, sob a condução do professor Ubirajara e alunos do curso de Direito, que estarão disponíveis para orientações jurídicas aos detentos dentro da própria unidade prisional, uma vez por semana durante os períodos letivos. Os alunos que comprovadamente participarem do Projeto Recomeçar receberão certificado expedido pela Vara de Execuções Criminais.
O pró-reitor e o juiz externaram a importância da parceria. "O projeto Recomeçar é uma feliz iniciativa do Judiciário para que o presídio não seja somente um espaço restritivo de liberdade, mas exerça seu papel de reeducar o cidadão infrator para reabilita-lo ao convívio da sociedade", observou o pró-reitor da universidade.
.