quinta-feira, 18 de março de 2010

Um novo começo para o bairro São Bento

Empresa concebe uma gama de iniciativas para mudar a realidade do bairro São Bento

Uma iniciativa solidá-ria desenvolvida pela maior indústria privada existente em São Gabriel promete mudar o paradigma das iniciativas sociais em São Gabriel. Mais do que simplesmente socorrer urgências sociais com doações, o programa "São Bento Social 2010" pretende desenvolver uma série de ações integradas visando promover a emancipação social da comunidade de moradores do bairro São Bento, sob a coordenação de Ivanete Franzner, esposa do empresário Adenor Franzner, dirigente da Urbano Agroindustrial.
Segundo Ivanete Franzner, a Urbano Agroindustrial decidiu ‘adotar’ um bairro da cidade, onde pudesse desenvolver, de uma só vez, um conjunto de ações capazes de modificar para melhor a vida de seus moradores. Foi escolhido o bairro São Bento por ser uma localidade pouco assistida por serviços e equipamentos públicos.
O projeto pretende auxiliar inicialmente trinta famílias, cadastradas pela equipe gestora do projeto, formada por Ivanete, a psicóloga institucional da empresa, Lúcia Mendonça Bento Pereira e a representante da comunidade (Bairro Jardim das Hortensias, Vivenda e São Bento), Ceres Ferreira de Souza. O grupo irá coordenar iniciativas que prevêem auxílio na emissão de documentação inexistente para os moradores, organização e planejamento de atividades como casamentos, batizados, matrículas na rede escolar, encaminhamento para saúde (médicos, fisioterapeutas, dentistas, nutricionistas, etc.) e a realização de cursos e palestras para os moradores (saúde, educação, trabalhos manuais, economia doméstica, dicas de mercado de trabalho, etc).
O recurso para estas ações sairá não somente da empresa, mas através de eventos e iniciativas dos próprios moradores. Uma delas é um brechó que já começou a funcionar no bairro Hortensias, no Atelier da Ceres, que recebe roupas doadas da Comunidade Católica São Luiz Gonzaga, no Estado de Santa Catarina, cujo recurso é destinado para a organização jurídica da associação comunitária do bairro, cuja montagem também faz parte do projeto.
A empresa fará sua parte no projeto com a doação de roupas para o brechó, organização dos cursos e palestras, auxílio na organização da documentação pessoal dos moradores e intervir junto aos órgãos do poder público para melhorias no bairro.
Na verdade, esta tarefa já vem sendo exercida por Ivanete, e pessoalmente. "Agradeço o fato de a prefeitura já ter iniciado serviços importantes aqui, mas entendemos que é necessária a colocação de tubos de esgoto, construção de bocas-de-lobo, e vamos lutar para ver o asfaltamento da Osvaldo Simões Nobre e rua Marechal Hermes e a implantação de uma ciclovia no local, que é uma via importante de acesso pra quem vem da BR-290", assinala.
Os moradores não escondem o entusiasmo com as iniciativas. "Estamos apenas auxiliando os moradores a resgatar sua auto-estima, para caminharem com as próprias pernas no futuro. Queremos contribuir para a vida de cada família ser melhor, e para que o bairro São Bento seja um bom lugar pra se viver", assinalou Ivanete.
Brechó foi criado para gerar recursos para compra de material para os moradores fazerem a limpeza defronte às suas residências