quinta-feira, 20 de março de 2014

Educação Inclusiva: profissionais das salas de recursos recebem orientações da SEME

Considerando que o papel do educador da Sala de Recursos é fundamental para que a Educação Especial seja trabalhada na perspectiva da Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Inclusão da SEME, tem capacitado continuamente os professores que trabalham nas Salas de Recursos do município. No dia 14 de março, um encontrou reuniu todos os profissionais da Educação Especial Municipal no auditório da Escola Municipal Ginásio São Gabriel. Na ocasião, a responsável pelo setor, professora Jaqueline Pinheiro ressaltou a importância do educador da Sala de Recursos, que atua
com o AEE (Atendimento Educacional Especializado) dentro das escolas, tanto em relação ao professor da sala regular, quanto aos monitores, equipe diretiva, supervisores e funcionários, no que diz respeito à inclusão dos alunos com necessidades especiais.
Também foi solicitado aos professores da Educação Especial, que realizem um trabalho em parceria com a equipe diretiva e professores, com o objetivo de promover a Educação Especial na escola sempre com a perspectiva da educação inclusiva, proporcionando momentos de debates e estudo, levando ao professor regente sugestões de trabalho, avaliações, portfólios, atividades para a recreação, e sanando dúvidas, de forma que toda comunidade escolar acredite nas potencialidades de cada aluno e que esse tenha garantido o seu direito de aprendizagem. A proposta da SEME é oferecer uma Formação em AEE, para os professores das Salas de Recursos, na qual eles também tenham participação ativa, estudando temas relevantes, e após, serem disseminadores da proposta dentro das escolas. Também contaremos com formações em parceria com a UNIPAMPA, que já se colocou à disposição dessa Secretaria para futuras formações com professores e equipes diretivas das escolas. Durante esta semana, os professores do AEE, estarão se reunindo em grupos, para estudo no que se refere ao Plano de Trabalho do AEE, para apresentar aos colegas a melhor proposta, em reunião dia 20 de março, no turno da tarde, também na Escola Ginásio São Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.