terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Produtores de São Gabriel participam do Concurso de Esquila Tally-Hi na 30ª Feovelha

No domingo (02/02), três produtores de São Gabriel participaram do 1º Concurso de Esquila Tally-Hi, realizado pela Emater/RS-Ascar, durante a 30ª Feovelha, no Parque Charrua, em Pinheiro Machado. Os produtores Joaquim Pedro Donato Ramos de Ramos, Pedro Ubirajara Góis e Pedro Agostinho Ramos de Góis obtiveram o 2º, 3º e 4º lugar, respectivamente.

Através da parceria entre Emater/RS-Ascar e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), os produtores participaram de capacitações sobre o método de esquila Tally-Hi. A partir disso, “estimulamos a ida e a participação deles neste Concurso, pois seria a oportunidade de mostrar que estão habilitados a utilizar o método de esquila, que após anos de tentativas frustradas, chegou ao Rio Grande do Sul para ficar”, conta a médica veterinária da Emater/RS-Ascar, Elusa Andrade. 
Os cursos são promovidos pela Emater/RS-Ascar, nas comunidades de pecuaristas familiares de São Gabriel, há quatro anos. Elusa explica que, juntamente ao método de esquila Tally-Hi, incentiva-se o manejo de esquila pré-parto, o que beneficia o rebanho e a produção de lã, sem adicionar custos. 

Método Tally-Hi 

Também conhecido como método australiano, o método Tally-Hi proporciona uma esquila com maior rendimento da lã, já que esta é retirada inteira do animal. Conforme a médica veterinária da Emater/RS-Ascar Elusa Andrade, este método não exige que o animal seja maneado, o que gera menos estresse e pode ser utilizado na esquila pré-parto, reduzindo as chances de aborto da ovelha. 
O método apresenta nove posições básicas e é realizado com máquina elétrica, tornando-o mais rápido que o tradicional. “Todos são beneficiados, produtor e esquilador, este quando bem capacitado e com prática, pode esquilar mais ovelhas em menos tempo e, assim, lucrar mais”, afirma Elusa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.