quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Retrospectiva: Governo Municipal reuniu imprensa e entidades de classe para apresentar ações de 2013

Na manhã da última segunda-feira (30), o Governo do Município reuniu a imprensa, vereadores, entidades de classe e segmentos sociais para apresentar uma retrospectiva das ações de 2013.  Durante o encontro que começou às 8h da manhã, na Câmara Municipal de vereadores foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo Poder Executivo durante o ano e as ações que já foram encaminhadas para
2014. O prefeito Roque Montagner agradeceu aos colaboradores e enumerou, por secretaria, o trabalho desenvolvido durante o ano.

Veja a seguir as principais ações de 2013:

Hoje, em respeito aos cidadãos, iremos prestar contas de algumas das centenas de ações que realizamos neste ano de 2013. Agradeço aos secretários que elaboraram relatórios com suas ações -  peço desculpas por não poder nominar todas as ações, porque ficaríamos aqui todo o dia – mas - pretendo ao menos – nominar de forma sucinta as ações mais relevantes – tentarei ser o mais breve possível.

AÇÕES IMPLANTADAS:

SECRETARIA GERAL DE GOVERNO - vou começar pela Secretaria do meu Vice - que ineditamente assumiu a Secretaria Geral de Governo economizando aos cofres públicos, sem deixar de me representar sempre que precisei, respondeu como Prefeito em seis oportunidades que me ausentei para buscar recursos e apresentar os nossos projetos, na Capital Porto Alegre e em Brasília. O Vice faz parte do grupo de captação de recursos junto aos nossos Governos Estadual e Federal - foi responsável junto com o Procurador Guilherme Abib de organizar os seminários de Secretários, algo inédito que tem como objetivo, aproximar as secretarias e traçar metas de curto, médio e longo prazo dentro do Programa de Governo – foi responsável por organizar as descentralizações de governo que neste primeiro ano se deu nos Bairros Independência, Vila Maria, na Praça Fernando Abbott, durante o aniversário da cidade, no Parque Municipal das Carretas durante a semana Farroupilha e no interior na localidade do Pavão – Faz parte da Secretária Geral o setor de Comunicação do Executivo, que organiza as matérias e alimenta o site do Executivo, parabéns Evandro pelo teu trabalho prestado e de toda tua equipe do teu Gabinete e da comunicação social.

PROCURADORIA DO MUNICÍPIO – a Procuradoria do Município que tem a frente o Procurador Jurídico Dr. Guilherme Nascimento Abib, contribuiu para que as ações do Governo se dessem dentro da legalidade - com muito esforço, extinguiu os contratos que havia com consultorias de advogados de fora do quadro e com sua equipe, organizou a procuradoria alinhando suas ações com as demais secretarias, organizando e normatizando os mais diversos procedimentos – atua como meu conselheiro direto - Quando assumi recebia varias intimações de ações de medicamentos por semana, hoje, raramente recebo alguma intimação - fruto do trabalho realizado pelo Procurador junto ao Ministério Público, Defensoria Pública, Governo do Estado e Judiciário. Apenas para citar um número, no ano passado o Governo gastava em torno de 50 mil reais por mês em consultoria, o que foi abolido, gerando em torno de 600 mil em economia só neste ano. Apenas uma empresa chamada Bernardo Vidal, recebeu em torno de 700 mil de honorários, para nada, porque o trabalho acabou em uma autuação pela Receita Federal de 5.5 milhões de reais – já tramita uma ação para apurar a responsabilidade deste contrato nefasto aos cofres públicos - Contratos foram revisados, cito como exemplo um contrato de monitoria que tinha o custo de 43 mil mensais e veio para pouco mais de 15 mil mensais - são essas ações, entre outras, que deram condições de o Município sobreviver a uma dívida de mais de 35 milhões e mesmo assim – comprar veículos e melhorar o atendimento e os serviços em todas as secretarias. Com ações judiciais na Justiça Federal garantimos que alguns recursos do orçamento de 2012 fossem mantidos, com estes recursos já licitamos uma retro, estamos licitando os equipamentos da casa do mel e já esta depositada 500 mil para compra de uma motoniveladora. Fica aqui meu agradecimento ao Procurador Guilherme Abib e toda sua equipe.

SECRETARIA DE COMPRAS: a Secretaria de Compras e Licitações que tem a sua frente o secretário Ivel Xarão, desde que assumiu vem desenvolvendo sua atividade pontuando a economicidade, que é meta desta Administração. No ano de 2013 foram efetuados 2.216 processos -  Importante ainda, que o Secretário Ivel ficou responsável pelo controle de combustível, recuperação e manutenção de toda a frota que encontramos sucateada, e com a aquisição de novos veículos, permitiu uma economia importante em especial na Secretaria da Saúde e na educação que teve sete ônibus novos - com a redução da contratação de transporte particular que onerava em muito o município.  Agradeço ao Secretário Ivel Xarão que se dedica exclusivamente ao Município, a ti e toda sua equipe o meu agradecimento.

SECRETARIA DA INDUSTRIA E COMÉRCIO: a Secretaria da Industria e Comércio que tem a frente o Secretário Aljaci Britto, todos sabem que no passado mais servia para acomodar amigos – hoje com inovação e versatilidade as ações da secretaria têm ganhado destaque em seus projetos, em parceria com outras secretarias vem fortalecendo as ações voltadas aos catadores com o Projeto da coleta seletiva, uma classe de trabalhadores dignos que antes não tinha espaço e no nosso governo é prioridade – destaco ainda o projeto de estacionamento rotativo que já esta em fase de finalização e será implantado no 1º semestre de 2014 - investimos na qualificação das catadoras com cursos de artesanato com materiais recicláveis - o projeto da Guarda Municipal está em estudo de implantação - o projeto de vídeo monitoramento que recuperamos o recurso e já esta nos cofres municipais, mais de 500 mil reais - 3 programas inovadores se realizaram em 2013 - o Dia do Trabalho Solidário a EXPOFEISC e o Natal Sorriso - na qualificação profissional o município foi destaque no Estado, sendo o Município que mais qualificou - no PRONATEC foram 530 vagas - no PROJOVEM 160 vagas - corte e costura profissional 68 vagas - totalizando 758 vagas – apenas para se ter noção do trabalho realizado, as 758 vagas representam 8 vezes mais que as 90 vagas de 2012, é nosso compromisso com o jovens e adultos, só qualificando conseguiremos atrair empresas e gerar renda aos trabalhadores. Meu agradecimento ao secretário Britto e toda sua equipe.

SECRETARIA DE SERVIÇOS URBANOS: a Secretaria de Serviços Urbanos que tem a frente o secretário Rossano Farias, todos sabem é a responsável pela limpeza da nossa cidade - manutenção da iluminação - sinalização de transito e outros serviços -  Olhando os relatórios e acompanhando as ações, percebo que a cada dia melhora mais a limpeza da cidade e a secretaria vai conseguindo dar conta do recado. No começo precisamos de muito apoio das secretarias de Obras e de Transporte com trabalhos em multirões, porque na secretaria não havia caçambas suficientes, apenas aquela caçambinha que não deixei o governo passado vender em leilão no mês de dezembro junto com inúmeros outros veículos - consertamos uma caçamba truque e no segundo semestre já é visível a melhora – apenas para ter uma idéia da quantia de entulho retirada, neste ano foram 2.020 cargas de lixo, é que pegamos a cidade deplorável, todos lembram que em pleno dezembro não havia enfeites de Natal e a cidade estava no meio do matagal - no primeiro semestre retiramos 1630 cargas de lixo, já no segundo, foram 590, a tendência é cada vez melhorar mais, porque estamos organizando e equipando a secretaria. Fica aqui o meu agradecimento ao secretário Farias e toda sua equipe.

SECRETARIA DE TURISMO: a secretaria de turismo, cultura desporto e lazer – que tem a frente a secretária Denise Lisosk, conseguiu com criatividade e perseverança e apoio dos demais secretários, realizar todas as festividades tradicionais e criar outros, destaco o Carnaval com a escolha da rainha e do samba enredo - a semana do Município, com desfile temático - o festival estudantil da canção - a parada cívica de 7 de setembro - o desfile farroupilha - o Projeto Fabrica de Gaiteiros em parceria com o Instituto Cultural Borgheti e a 20ª Estância da Canção Gaúcha - criamos o Natal dos Sonhos, atividade desenvolvida em parceria com o comércio local - em 2014 estaremos trazendo um dos maiores concursos de beleza do Estado do Rio Grande do Sul para São Gabriel, trata-se do Concurso Regional do Garota Verão para São Gabriel. - Todas as ações se deram com diminuição de custos – mas – sem perder a qualidade, pelo contrário, com maior organização porque quando se tem menos recurso, nada pode sair errado, em alguns eventos gastamos a metade do que se gastava no passado, como na estância da canção que gastamos R$ 80 mil e no ano passado foi gasto 150 mil. Fica aqui o meu agradecimento ao presidente do festival da Canção Gaúcha, o Fogueira, bem como a secretária Denise e toda sua equipe.

SECRETARIA DA AGRICULTURA: a secretaria da agricultura que tem a frente o Secretário João Cunha, teve muita dificuldade no começo, porque se quer veículos possuía para se locomover, por isso, um dos primeiros veículos que compramos com dinheiro do IPTU foi para compra de uma camioneta nova - contratamos caminhão para transporte de implementos – em parceria com o governo do Estado, conseguimos a cedência de 3 tratores para a construção de micros-açudes aos pequenos produtores - estamos investindo nos projetos de irrigação em conjunto com o Estado e perfurando poços para beneficiar as comunidades rurais - reativamos a horta comunitária e estamos desenvolvendo um projeto inovador, já distribuímos aos assentados mudas de mandioca própria para a fabricação de álcool - que trouxemos do Brasil Central – a meta é em 3 anos, ter uma área plantada de 1.000 hectares quando será implantada a Usina de Álcool. Fica aqui o meu agradecimento ao secretário João Cunha e toda sua equipe.

SECRETARIA DE TRANSPORTES: a secretaria de transportes que tem a frente o Secretário Lizandro Cavalheiro, recebeu as estradas quase que intransitáveis, contando apenas com 3 patrolas, 1 retro e 4 caçambas, veículos que precisamos praticamente reformar para poder colocar em uso, para permitir o escoamento da safra -  são em torno de 4.800 km de estradas Rurais do Município - para 2014 estaremos disponibilizando melhor estrutura com aquisição de duas moto niveladoras e uma caçamba - o que permitirá ações mais eficazes e agilidade na recuperação das estradas –  construímos duas pontes novas, uma na localidade das três divisas e outra na Localidade de Santo Antônio, segundo os moradores, era reivindicado há mais de 60 anos – ainda reformamos diversas pontes – da Picada Silvano, da Vila Gomes, Sodré, Caiboaté Mirim, precisamos construir um aterro ao lado da Ponte do Pavão que recebemos caída. - Temos recebido o apoio de muitos produtores que percebem a dificuldade de manter as estradas quando se recebe um maquinário sucateado e não há dinheiro para contratação do setor privado – tenho visto alguns defenderem a terceirização de obras dos principais trechos, o que seria ótimo – mas – não há orçamento para isso – portanto – iremos seguir trabalhando arduamente e remodelar a frota ao longo de nosso mandato e tornar a secretária um modelo, porque nosso município depende diretamente da produção rural. Fica aqui o meu agradecimento ao Secretario Lisandro e toda sua equipe.

SECRETÁRIA DA ADMINISTRAÇÃO: a secretária de administração e recursos humanos – que tem a frente o Secretário Ricardo Gomes, é responsável por elaborar e encaminhar os Projetos de Leis – cuidar da parte de recursos humanos e do Patrimônio do Município - encaminhamos diversos projetos para fazer com que aquelas ações do executivo que antes dependiam de favores pessoais e para poucos, estejam ao alcance de todos -recentemente aprovamos projeto que autoriza o Município colocar veículos a disposição das entidades organizadas, para apoiarmos o esporte e a cultura de nossa cidade que participam em outros Municípios – implantamos a Nota Eletrônica para melhorar a arrecadação junto aos Bancos e grandes empresas – alcançamos o plano de saúde aos conselheiros tutelares – concedemos reajuste de 6% aos funcionários de carreira, aumento acentuado do vale alimentação e instituímos a data base que a cada ano antecipa em um mês até chegar a janeiro, marco histórico que dá garantia de reajuste anual e legal a seus proventos – começamos as tratativas da revisão do plano de carreira, já recebemos uma proposta formatada pelos servidores e criamos um grupo de estudo, os servidores desaprovaram um plano que havia sido contratado pelo Governo passado sem a participação deles, por este plano foi pago o valor de 80 mil reais que não serviu pra nada – fizemos a contratação de médicos, técnicos e enfermeiros para atender a noite no programa inverno gaúcho – expandimos o auxilio subvenção as comunidades do interior – formalizamos diversos convênios para assistir entidades com fins sociais. Tentei instituir a Lei que autoriza fazer referendo nas decisões que atingem diretamente todos os cidadãos, o que pretendia fazer na questão da privatização da água, porém, a Câmara rejeitou esse projeto que pretendo reencaminhar no ano de 2014, porque entendo que a população deve ser ouvida e votar sobre decisões deste tipo. O secretário Ricardo Gomes tem sido um fiel companheiro, despachando diariamente comigo, fica aqui meu agradecimento a ti e toda tua equipe.

SECRETARIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: a secretaria da assistência social que tem a frente o secretário Cleber Giovani, teve muita dificuldade no começo, recebeu a secretaria com as dispensas vazias, ao longo de 2013 as ações foram realizadas no sentido de qualificar o atendimento - foi ampliada a cesta básica que era composta por 8 itens e passou para 13 - foi feita a regulamentação do auxílio funeral - beneficiando essencialmente as pessoas de baixa renda - foi inaugurado 2 casas abrigos, para crianças e adolescentes - foi ampliado o Pelotão Esperança que era composto por 40 crianças até 12 anos e passou para 90 alunos - realizamos o mutirão social que atendeu mais de 5 mil pessoas - foi criado o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares - no bolsa família o município foi contemplado com o RS Mais Igual, com complemento de renda para famílias com filhos de zero a 6 anos - para 2014 está garantido recursos na ordem de R$ 450 mil para construção de um Centro de Referência Social – reeditamos o Baile de Debutantes com a participação de 23 candidatas – criamos o CAAS no Zona Oeste Bairro Trindade. Fico o meu agradecimento a ti secretário Cleber Giovani e toda tua equipe, em nome de todas as pessoas atendidas pela assistência social, siga assim, conversando com os representantes de Bairros, ouvindo e assistindo os que mais precisam.

SECRETARIA DA FAZENDA: a secretaria da fazenda coordenada pelo Secretário Dionísio Bergamo, integra a comissão permanente de controle financeiro, junto com a Procuradoria, Administração e Compras – que foi por mim instituída quando decretei emergência financeira no Município – com economicidade foi possível o pagamento de dívidas na ordem de R$ 7 milhões, dos R$ 35 milhões de dívidas deixados pela Gestão anterior - foram desenvolvidas ações que permitiram elevar a arrecadação, com a campanha do IPTU premiado foi adquirido os seguintes veículos:
- Ônibus novo para a Secretaria da Saúde ....................... R$ 234.500,00
- Reforma de ônibus Secretaria da Saúde ........................ R$ 53.000,00
- Camionete Amarok para Secretaria de Transportes .........R$ 94.600,00
- Camionete Montana para Secretaria da Agricultura .........R$ 30.450,00
- Roçadeira  Hidráulica para Secretaria de Transporte .......R$ 43.900,00

Para dar modernidade na arrecadação implantamos a Nota Fiscal Eletrônica, com o aumento da arrecadação fizemos acordo de repassar aos funcionários do Município – recuperamos o índice do ICMS de 0,45 para 0,46 repercutindo num incremento de 2,6% na arrecadação do ICMS para o próximo ano – parece pouco – mas – se levarmos em conta que nos dois últimos exercícios havia ocorrido redução de (0,15%) e (1,93%), já é um grande ganho – conseguimos um incremento no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios para 2014, aumentando de 2.2 para 2.4 – pagamos este ano R$ 1.3 milhão de reais em precatórios judiciais – neste ponto quero abrir um parêntese – quando afirmamos que recebemos 35 milhões em dívidas, alguns disseram que eram dívidas antigas como precatório – deixo claro que naquele montante de 35 milhões, não estava computado mais de 12 milhões em precatórios devido pelo Município – em dezembro do ano passado estive com o Dr. Guilherme no Tribunal e o Juiz disse que seqüestrou mais de 2 milhões no final de 2012 porque o Município se comprometeu desde 2009 em pagar o percentual de 1.5% sobre a receita corrente líquida e não pagou – nós estamos pagando rigorosamente em dia. Fica aqui meu agradecimento ao Secretário Dionísio que por muitas vezes me disse que este governo é diferente porque tem espaço e voz ativa, quero dizer que foi uma honra trabalhar contigo, obrigado a ti e tua equipe.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO: a secretaria da educação tem a frente a secretaria Nilvanês Jobim, educação é uma prioridade do nosso Governo, assim como a Saúde, o governo investiu forte na educação em 2013, em parceria com o Governo Estadual e Federal - foi adquirido 7 ônibus para o transporte escolar, sendo 2 pagos com recurso desta gestão – como as Escolas estavam sem condições adequadas para nossas crianças, reformamos várias escolas da rede pública - a Escola Maria Manoela - Ernesto Anonni - Catão Peres - Marechal Deodoro - Presidente Kennedy - Ginásio São Gabriel - Tarso Dutra - Evaristo Macedo casado - João Goulart - Carlota Vieira – as Escolas Infantis Sítio do Pica Pau e Anadir. – Construímos em parceria com o Estado 3 escolas Estaduais no interior do Município e está em fase de conclusão a Escola de Educação Infantil do Bairro Pomares - para 2014 daremos inicio na construção da Escola Infantil Antonio Trilha e do Bairro Jardim Primavera  - começaremos as obras da Escola Sepé Tiarajú ao lado dos apartamentos do Antônio Trilha, que terá 12 salas de aula e quadra coberta, orçada em R$ 3,5 milhões - daremos inicio as obras de ampliação da Escola Catão Peres orçada em R$ 1 milhão de reais - ampliamos o quadro de profissionais com a nomeação de concursados e continuaremos valorizando e qualificando o nosso Ensino Municipal. O nosso Governo tem como prioridade as Crianças e Jovens com os quais tenho muito carinho – a prova disso é os investimentos que estamos fazendo. Obrigada a ti Secretária Nilvanês e a toda tua equipe, professores mulheres e homens que constroem a educação de nossas crianças e jovens.

SECRETARIA DE OBRAS: a secretaria de obras tem a frente o engenheiro Felipe Abib, que além de cuidar de sua secretaria, auxilia todas as demais - a quem deposito toda minha confiança no seu trabalho. Assim como em outras pastas, eram inúmeros os contratos com empresas terceirizadas, por economicidade e por acreditar nos profissionais do quadro, inúmeros projetos importantes foram viabilizados na secretária de obras, assim como diversas obras foram realizadas, nominarei algumas delas:

Obras já Terminadas.
- Mercado Público
- Casa do Mel
- Cobertura Esc. Marechal Deodoro
- Reforma UBS CAIC
- Pavimentação Asfáltica sete ruas Bairro Élbio Vargas
- Pavimentação Pedra Irregular Rua Sergipe
- Canalização Pluvial Apartamentos Residencial Antônio Trilha
- Canalização Pluvial Rua Itália
- Canalização Pluvial Rua João Dalforno e Rua Honório Rodrigues
- Construção de um Pontilhão na Rua Posto Branco, no Bairro Mariana (esta ponte              
   estava orçada no governo anterior em R$ 104 mil e nós, com muita seriedade e
   economicidade, gastamos apenas R$ 14 mil).
- Contenção Bueiro Rua Francisco Hermenegildo
- Contenção Bueiro Rua Narciso Antunes
- Operação tapa buraco em várias ruas.
- Vários Bueiros, Bocas de Lobo
- Escolas nos Assentamentos Cristo Rei, Itaguaçú e Madre Terra

Obras em fase final de Construção
- Canalização pluvial Rua Carlos Pereira
- UBS Bairro Esplanada
- UBS Nosso Sonho
- UBS Brandão Junior
- Escola Infantil Bairro Pomares
- Apartamentos Residencial Antônio Trilha

Obras Autorizadas já com Ordem de Serviço

- Pavimentação Asfáltica Rua Boaventura da Silva
- Duas Ruas no Bairro Élbio Vargas e recuperação pavimentação Rua São Pedro
- Estação de tratamento Esgotamento Sanitária Vila Santa Clara
- Ampliação e reforma UBS Santa Clara no valor de R$ 150 mil
- Escola Infantil (Creche) Bairro Santa Izabel

Obras em Licitação.

- Entreposto de Leite parceria com o INCRA no Bairro Pomares
- Academia de Saúde Praça Camilo Mércio

Obras continuados com previsão de término a longo prazo.

- Ginásio Parque Dr. Eglon
- 460 casas rurais, onde 28 já em construção parceria cooperativa CREHNOR

Obras Aguardando autorização para licitar.

- Pavimentação Rua Ceará
- Pavimentação parcial e canalização Rua Liara Souto Pereira
- Esc. Infantil Bairro Primavera
- Escola Ens. Fund. Antônio Trilha
- Esc. Ens. Fund. Para atendimento Bairro Independência, Mariana e arredores

Demais Obras a serem iniciadas.

- 260 Apartamentos residencial Alcides Maya, solicitei a empresa Fará readequação do projeto em razão que o mesmo contemplava famílias com renda de 3 a 6 salários mínimos. A prioridade neste governo é reduzir o déficit habitacional de famílias de baixa renda com renda não superior ao teto de R$ 1.600,00.
- Outras 48 casas programa Minha Casa Minha Vida Entidades


SECRETARIA DE PLANEJAMENTOS E PROJETOS: a secretaria do planejamento tem a frente a Secretária Tani Vieira, que é muito comprometida com os projetos e vem desenvolvendo um ótimo trabalho de capitação de recursos – neste ano cadastrou e encaminhou projetos na ordem de mais de R$ 59 milhões, assim distribuídos:

ASSISTÊNCIA SOCIAL
R$                     1.177.000,00
SAÚDE
R$                     3.764.107,30
TURISMO
R$                     3.755.834,90
EDUCAÇÃO (Aguardando Inf. Educação)
R$                   22.457.060,24

AGRICULTURA
R$                   10.706.510,18
OUTRAS SECRETARIAS
R$                   15.623.813,97
RECURSOS RECUPERADOS
R$                     1.900.115,00



Criamos o GGI-M - Gabinete de Gestão Integrada Municipal que é um canal de conexão de todos os órgãos de segurança pública das três esferas de governo que atuam em um município - criamos a coordenadoria de políticas para as mulheres na busca da autonomia e geração de emprego e renda - foi efetivado o Projeto Cidade Digital – a secretária vem coordenando as reuniões com os assentados e pequenos produtores, firmamos convênio com Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - Quando assumi em janeiro se quer havia sido aprovado o orçamento deste ano, temos orgulho de que encerramos o ano com o orçamento já aprovado pela Câmara e adequado ao nosso Programa de Governo. Agradeço a ti secretária Tani que é muito comprometida e toda tua equipe,


SECRETARIA DA SAÚDE: na secretaria de saúde fiz uma aposta que deu certo, quando contratei o jovem farmacêutico Daniel Ferrony para ser secretário, precisava de alguém que tivesse exatamente o perfil e energia dele para tocar uma das pastas mais importantes para a população – principalmente porque a saúde estava em situação de abandono, investimos forte em 2013, começando pela renovação da frota, a secretaria possuía um ônibus com 1.400 km rodado, foram adquiridos - um ônibus executivo de 32 lugares que é usado para viagens a Porto Alegre – recuperamos outro que não deixei o Governo passado vender antes de eu assumir - um Vam com 16 lugares - uma caminhonete Doblo de 7 lugares - uma Ambulância Samu – esta para chegar mais duas ambulâncias de grande porte que já comprei - uma Vam e dois carros leves – sair de um veículo velho e em apenas um ano passar para dez veículos novos demonstra para que viemos - implantamos a Clinica de Dor onde é atendido mais de 1.300 pessoas ao mês – compramos mais de 1.000 consultas para a rede básica – criamos um ambulatório odontológico no Bairro Independência – regularizamos a entrega de medicamentos que estava com mais de 90 dias de atraso - para o próximo ano será implantado o ESF e o Programa mais médicos - o serviço de referência em Traumatologia em alta complexidade, para todos os 12 Municípios da Fronteira Oeste, através da Santa Casa, – participamos da criação do Laboratório Regional de Entomologia para identificação da larva do mosquito da dengue – e pela primeira vez  cumpriu-se a meta de vacinação da Gripe A no Município.
A população começa a reconhecer as melhorias, seguidamente visito os postos e tenho recebido agradecimentos em relação ao atendimento, na parte médica e odontológica – mantivemos reuniões com os médicos da rede básica e já determinei que o secretário marque uma reunião com os demais profissionais para buscarmos continuamente as melhorias na saúde. Parabéns a ti Secretário Daniel e a toda tua Equipe, siga acreditando e lutando para que aqui em São Gabriel sejamos uma referência em saúde, obrigado pela atenção e carinho que tem dedicado as pessoas.

GABINETE: bem, como comecei pelo Vice, vou terminar agradecendo as pessoas que convivem comigo diariamente, ao meu chefe de gabinete Luis Pires e a toda minha equipe, foi intenso o trabalho, foram mais de 2 mil correspondências enviadas – atendemos quase 2 mil pessoas no gabinete popular e 315 entidades neste ano, isso demonstra que o Governo é acessível as pessoas. Obrigado a ti Secretário Luis Pires e toda nossa equipe, que não tem dia nem hora - este ano só nos finais de semana foram quase 200 reuniões e sempre tive vocês e as minhas secretárias juntos de mim.

CONCLUSÃO: Quando nos colocamos a disposição da comunidade, elaboramos um Programa de Governo, hoje tenho orgulho de poder dizer que no primeiro ano, ele já foi quase todo implantado, em ações que já foram realizadas e em ações que estão em andamento, seja em fase de execução ou em projeto na busca de recursos. Nos orgulhamos porque transformamos a gestão, implantamos na administração, princípios que haviam se perdido – da economicidade, da transparência, da coletividade, do diálogo. Dentro deste primeiro ano, fomos nos Bairros, nas confraternizações, participamos de centenas de encontros com a comunidade, mantivemos reuniões semanais com os movimentos sociais, vereadores e secretários, fazendo com que nossas ações sejam discutidas, continuadas e eficazes. A nossa maneira de governar se dá com articulação nas demais esferas, somos parceiros do Governo do Estado e do Governo Federal, recebemos inúmeros parlamentares e o resultado é que já contamos com recursos para compra de duas motoniveladores, uma retro, um caminhão caçamba trucado, recursos para construção de escolas infantis e do CRAS. Quero agradecer a todos os colaboradores do Prefeitura que me ajudaram a bem administrar o Município.

REITERA AGRADECIMENTOS: encerro esta entrevista com a certeza de que estamos no caminho certo, temos muito por fazer – mas – já mudamos os paradigmas - nosso governo é de todos - não há mais governo só para as elites e por isso muitas vezes seremos criticados - contudo – seguiremos nosso caminho da renovação. - Quero reiterar meus agradecimentos e desejar um feliz ano novo que se aproxima, ao meu povo querido de São Gabriel - que todos possam se divertir com segurança, dar e receber o carinho da família, que Deus ilumine nossa cidade e nos de forças para seguir renovando São Gabriel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.