terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Rede Municipal de Educação ainda tem vagas em 16 escolas da zona urbana

São Gabriel vai iniciar o ano letivo, no dia 24 de fevereiro, com público estudantil variando entre 5.700 e 5.800 alunos. Os números ainda não são exatos por que a Secretaria Municipal de Educação (SEME), embora tenha encerrado o período de matrículas, ainda continua disponibilizando vagas em todas as escolas municipais. O único educandário da cidade com as inscrições encerradas é o Ginásio São Gabriel. Dezesseis escolas da zona urbana estão atendendo em regime de plantão até o dia 13 de fevereiro, das 8h30min às 11h30min.
Segundo a secretária de Educação, professora Nilvanês Jobim, “todas as escolas ainda têm vagas disponíveis. A única exceção é o Ginásio. Além de ainda estarem recebendo matrículas, estas escolas estão readequando o público de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar”, explica.

Algumas inovações estão previstas para o ano letivo 2014. Pela primeira vez, as instituições de ensino estão elaborando um calendário escolar de acordo com a necessidade de cada região. Datas comemorativas de cada escola, assim como a distribuição de atividades aos sábados (existe uma previsão de 15 sábados em 2014) estão sendo definidas pelas comunidades estudantis. Antes, o calendário era feito pela SEME. “As direções, junto com os CPMs das escolas, tem até o dia 1º fevereiro para encaminhar os planejamentos de acordo com a realidade local. A Secretaria vai dar o parecer final”, argumenta a secretária. O cronograma deverá respeitar o início e fim do ano letivo, assim como o número de sábados com atividades.
Gestão democrática no ensino. A definição é data pela administração da Secretaria Municipal de Educação a decisões compartilhadas com a comunidade estudantil. Uma delas, talvez a mais importante, tem a ver com a elaboração dos novos Regimentos Escolares, que, este ano, passam a ser analisados e aprovados pela SEME. Antes, este processo era de responsabilidade da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). “Em outras palavras, isso significa mais agilidade ao processo de implantação”, finaliza a secretária. 
PLANTÃO INTERIOR - As escolas do interior de São Gabriel ainda disponibilizam vagas. O público está sendo atendido na sede da Secretaria Municipal de Educação, das 8h30 às 11h30, também até o dia 13 de fevereiro. 

NÚMEROS DE 2013

TOTAL DE ALUNOS                                5.677

Educação Infantil                                          596

Ensino Fundamental                                     4.778

Educação Especial                                        29

Ensino Médio                                             274

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.