segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Inclusão: Curso de Formação Continuada chega à segunda etapa

Dando continuidade ao aprimoramento dos profissionais que trabalham com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a inclusão escolar de alunos com deficiência, a parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Universidade Federal do Pampa, promove a segunda etapa da formação continuada dos professores que trabalham nas Salas de Recursos das escolas municipais. O curso visa colaborar com a elevação da qualidade da educação na rede pública municipal de ensino, principalmente
para alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades, no que diz respeito à permanência com sucesso na escola.   A formação está sendo desenvolvida por meio do estudo de dois blocos temáticos. O primeiro realizado no mês de outubro abordou os fundamentos da Educação Especial na perspectiva inclusiva e o segundo, que começou no dia 9 de novembro aprofunda a sistematização de experiências AEE, na relação com a inclusão escolar.
O curso teve início no dia 26 de outubro com a temática “Os atuais desafios das políticas públicas de educação para a construção da inclusão escolar” com a profª. Francéli Brizolla, Coordenadora do LIFE –UNIPAMPA São Gabriel e Aline Quintana Gonçalves, professora de AEE na rede municipal de Bagé e mestranda no Mestrado em Educação Profissional da UNIPAMPA.
Os próximos encontros acontecerão nos dias 23 de novembro e 14 de dezembro, com oficinas de reflexão crítica, trabalhos em grupo, dinâmicas e debates com  participação dos cursistas, dos profissionais da universidade e da equipe do Departamento de Educação Inclusiva da SEME.  Segundo a Coordenadora do Setor de Inclusão, Jaqueline Pinheiro, o fechamento de mais essa etapa na formação continuada dos professores representa um passo à frente na temática inclusiva adotada pela SEME, “temos salas de recursos muito bem equipadas e profissionais abertos ao aprimoramento. Essas duas ferramentas unidas à parceira com a UNIPAMPA, certamente trarão inúmeros ganhos aos alunos da rede municipal” finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.