segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Fundamentos da Gestão Escolar: Gestores da Rede Municipal encerram primeiro módulo de capacitação

A parceria do município com a Universidade Federal do Pampa registra mais um resultado positivo para a Rede Municipal de Educação. Os gestores das escolas municipais de São Gabriel concluíram no início do segundo semestre, a primeira etapa do curso de Fundamentos da Gestão Escolar, realizado na sala do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores da UNIPAMPA. O primeiro módulo ofereceu a oficina Instâncias de Gestão: Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, coordenada pelas professoras Graciela Andrade Bevilaqua e Ana Lúcia Silva Vargas, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Alegrete.  

A capacitação está proporcionando trocas de experiências, momentos de reflexão e atualização aos profissionais da gestão das escolas municipais, objetivando a efetivação de práticas de gestão democrática nas escolas que possam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino. De acordo com a equipe da UNIPAMPA, que organiza o curso, “a construção da gestão democrática é um processo imprescindível que precisa ganhar corpo na escola de hoje. Este processo é coletivo por natureza e implica numa tomada de posição dos pais, professores, funcionários, estudantes, e de toda a comunidade escolar. Através da articulação destes atores na gestão da escola, as instituições tornam-se mais fortes para cumprir sua função social, promover o ensino de qualidade”. Para a gestora da Escola Municipal Tarso Dutra, Giane Dorneles, a oficina trouxe novo ânimo para a prática da gestão democrática no âmbito escolar. 
O segundo módulo do curso, denominado “Gestão da Organização do Trabalho Pedagógico da Escola”, terá 16h de estudo, distribuídas nos dias 29 e 30 de novembro e 06 de dezembro de 2013. Nestes dias serão trabalhados os temas: Projeto Político Pedagógico, Proposta Curricular, Plano de Trabalho Docente, Papel do Diretor; Legislação e Financiamento Educacional, além das Políticas Públicas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.