terça-feira, 1 de outubro de 2013

DE BRASÍLIA - Por Nilo Dias – Jornalista

Pessoas amigas que partiram 

Faleceu no último domingo, em Bagé, a professora Iliana de Macedo Ducos, de 81 anos de idade, mãe do amigo Carlos Alberto Macedo Ducos, atual presidente do G.E. Bagé. Os mais antigos devem lembrar do tempo em que o antigo E.C. Cruzeir, de nossa cidade, tinha no seu elenco um zagueiro de nome Ducos. Ele era o esposo da senhora agora falecida. Dona Iliana foi professora em Bagé, tendo lecionado, entre outros locais, no Colégio Estadual. Além de Carlos Alberto, deixou os filhos Liliana
e José Antônio. A família Macedo Ducos foi sempre ligada ao futebol. O avô materno de Carlos Alberto, Olavo de Almeida Macedo, foi forte fazendeiro na região e presidente e benemérito do G.E. Bagé. O pai, o saudoso José Antônio Ducos, e o tio, João Marques do Nascimento, foram zagueiros do Bagé nos anos de 1950, quando o clube foi pentacampeão municipal. Beto Ducos, que foi júnior do Bagé, começou a fazer parte de diretorias em 1993, quando o clube era presidido pelo médico Paulo Roberto Sandim Machado. O próprio Ducos ocupou a presidência jalde-negra pela primeira vez, em 1995 e agora está em seu quinto mandato. As notícias ruins não param por aí. Também fiquei sabendo do falecimento ocorrido semana passada da amiga Vera Goulart, que por muitos anos foi telefonista da Câmara Municipal de São Gabriel. Ela era filha do saudoso ex-vereador e primeiro prefeito de Santa Margarida do Sul, Orestes Goulart. Cheguei a ser seu colega de trabalho quando fui assessor de imprensa daquela casa,na época presidida por Sérgio Medina Mércio, até hoje o vereador com mais mandatos em São Gabriel. As famílias enlutadas os sentimentos do colunista.

 Exposição de São Gabriel 

 O Sindicato Rural de São Gabriel a cada ano capricha mais na organização da Exposição Feira Agropecuária. Além dos tradicionais leilões e remates, que chamam a atenção pela qualidade dos produtos colocados a venda, também são destaques as programações culturais, como o “Baile Oficial”, que será realizado dia 18. Este ano o “Troféu Persona” será entregue ao produtor rural Pedro Augusto Severo Pinto e o “Troféu Dona Quinquim (Joaquina Assis Brasil)”, a ruralista Maria Antônia da Silva Borges. A inovação está nas homenagens que serão prestadas a outros produtores rurais de nosso município. Entre eles estão os meus amigos doutores Dagoberto Focaccia e João Alfredo Reverbel Bento Pereira, a quem especialmente parabenizo. Completam a lista Cristina “Kiti” Gonçalves, Lacyr Raphael Montagner, Maria Luiza Valli Cataldi, Ana Maria Silveira Machado, Amaral Cunha e o jornalista Danilo Ucha, do “Jornal do Comércio”, de Porto Alegre. 

 Concurso de crônicas 

Excelente ideia tiveram as direções da Associação Cultural Alcides Maya (Acam) e grupo Amigos da Biblioteca Pública (Ambip), de promover um concurso de crônicas tendo como tema “Esportes”, que é bastante atual, tendo em vista que no ano que vem será realizada no Brasil a Copa do Mundo de Futebol. As presidentes das duas entidades, escritoras Maria da Graça de Faria Cunha e Elody Helena Veiga de Menezes estão de parabéns, pois fazem um bonito trabalho em prol da nossa cultura, tão esquecida pelos governantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de outubro, na Biblioteca, onde também os interessados obterão todas as informações a respeito. 

(E-mails: nilodt@hotmail.com, nilodias@ibest.com.br e nilogaucho@folha.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas se identifique.